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dc.contributor.authorFurtado, Ana Kátia Almeida Moreira-
dc.contributor.authorFurtado, Suianne Araújo-
dc.contributor.authorGarantizado, Fábio Rôney Paz-
dc.contributor.authorSilva Filho, José Peixoto da-
dc.contributor.authorTorres, Ingrid Lima-
dc.contributor.authorTorres, Glícia Maria Araújo Lima-
dc.date.accessioned2025-11-04T13:18:58Z-
dc.date.available2025-11-04T13:18:58Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFURTADO, A. K. A. M. et al (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7479-
dc.descriptionMOREIRA, A. K. A. et al. Gestão da assiduidade discente na educação de jovens e adultos em uma escola pública cearense. 2017. 41f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo identifica através da pesquisa-ação um problema de possível intervenção em uma instituição pública da rede estadual de ensino da Educação de Jovens e Adultos cearense. Há uma limitação com relação aos indicadores de frequência pela especificidade do sistema de ensino ofertado que não exige uma presença diária do estudante, impedindo a gestão de obter os seus dados, inclusive os da evasão. Assim, o estudo objetiva criar um instrumento de gestão da assiduidade discente para a instituição. Entender a dinâmica na qual o problema se dá contribuirá para proposição de ações e definição da responsabilidade da gestão em envolver os colaboradores para obter dados, definir estratégias de ação e corrigir as falhas detectadas nos processos de trabalho. A base teórica desenvolvida está apoiada em autores que consideram a evasão escolar na EJA como um problema que perpassa os vários níveis de ação e de participação no processo educacional, governamental, institucional e na sociedade, demonstrando preocupação com o contexto sociocultural dos estudantes e seus anseios. Foi utilizada a Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP que constitui um método baseado em 8 (oito) etapas: “Identificação do problema”, “Observação”, “Análise”, “Planejamento da ação”, “Ação”, “Verificação”, “Padronização’ e “Conclusão”, para identificar, analisar e solucionar problemas.Os resultados obtidos pelo instrumento de gestão criado e inserido nos processos de trabalho da organização, contribuiu na geração de indicadores mais consistentes da frequência dos estudantes, dando subsídios para que a gestão junto com seus colaboradores possam elaborar estratégias de permanência do estudante na escola, visando a conclusão da Educação Básica além de obter maior controle da evasão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectGestão da Assiduidade discentept_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.titleGestão da assiduidade discente na educação de jovens e adultos em uma escola pública cearensept_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

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