Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7492
Título: A decolonialidade como locus de reflexão da diplomacia para o Sul Global
Autor(es): Carrara, Akin Odará dos Santos
Palavras-chave: Descolonização
Diplomacia
Epistemologia social
Sul Global
Data do documento: 30-Mai-2025
Citação: CARRARA, A. O. S. (2025)
Resumo: Este artigo examina a decolonialidade como um locus de reflexão para a diplomacia no Sul Global, buscando compreender como as epistemologias decoloniais podem contribuir para uma nova abordagem nas Relações Internacionais. A análise parte da construção histórica e política do Sul Global, considerando a marginalização dos territórios e grupos subalternizados. É uma pesquisa teórica, de natureza qualitativa, baseada em revisão bibliográfica, mobilizando referências fundamentais dos Estudos Decoloniais e das Epistemologias do Sul. Argumenta-se que a diplomacia, historicamente moldada pelos paradigmas eurocêntricos, deve ser repensada a partir das realidades e perspectivas dos territórios marginalizados. Conclui-se que uma Diplomacia Decolonial exige um deslocamento epistemológico que permita a valorização dos saberes locais e formas alternativas de negociação e resolução de conflitos.
Descrição: CARRARA, Akin Odará dos Santos. A decolonialidade como locus de reflexão da diplomacia para o Sul Global. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7492
Aparece nas coleções:Artigos - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_arti_akincarrara.pdf2025_arti_akincarrara.pdf457,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.