Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/751
Título: Efetividade da Irradiação Ultrassônica no Tratamento de Feridas em Pacientes Acompanhados no Serviço Hospitalar
Autor(es): Mororó, Darrielle Gomes Alves
Palavras-chave: ultrassom; feridas; tecnologia em saúde; tratamento.
Data do documento: 2018
Citação: MORORÓ, D. G. A. (2018)
Resumo: As lesões de pele acometem a população de forma geral acarretando um problema de saúde pública. A terapia ultrassônica tem sido preconizada como uma tecnologia coadjuvante no processo de cicatrização de feridas devido seus predominantes efeitos atérmicos potencializando a imersão das tecnologias no processo do cuidado em saúde fazendo-se cada vez mais presente na prática da enfermagem. O estudo teve como objetivo avaliar a efetividade da irradiação ultrassônica como uma tecnologia em saúde no processo de cicatrização de feridas de pacientes em atendimento hospitalar na cidade de Aracoiaba/CE. Trata-se de um estudo de avaliação tecnológica em saúde da intervenção com a irradiação ultrassônica de baixa intensidade por se tratar da sua utilização em tecidos superficiais com delineamento antes e depois da intervenção, alinhado ao desenho metodológico longitudinal com o acompanhamento das lesões na aplicação do ultrassom. A população do estudo foi constituída por pacientes com lesões de pele em membros inferiores internadas e/ou acompanhadas na unidade hospitalar no primeiro e segundo semestre de 2017. A intervenção, aplicação do ultrassom, foi realizada de forma não aleatória e por conveniência temporal, sendo os pacientes avaliados em dias alternados. Foram analisadas as variáveis: área da lesão (em cm2), características clínicas dos pacientes, características da ferida e abordagem terapêutica utilizada pela equipe. Respeitado os aspectos éticos com a CAEE: 1.049.373. Foram avaliados 14 pacientes com um total de 17 lesões, a maioria pé diabético (35,3%) e lesão por pressão (29,4%). Houve predomínio do sexo masculino, pardos e analfabetos e uma média de idade de 59,9 anos. A média da área das feridas eram inicialmente 64,18 cm2, 43,65 cm2, na quinta avaliação e 27,18 cm2 da décima avaliação com o uso do ultrassom. Houve diferença estatística na redução da área das lesões, da avaliação inicial para a quinta aplicação do ultrassom (t=2,89) e da quinta aplicação para a décima (t=3,32). A dor houve melhora de 18,8% antes da intervenção para 62,5% depois da intervenção. A cicatrização total da lesão ocorreu duas feridas. Concluímos que a intervenção com o ultrassom para tratamento de feridas acelerou o processo de cicatrização, com ênfase na melhora da dor no local da lesão.
Descrição: MORORÓ, Darrielle Gomes Alves. Efetividade da irradiação ultrassônica no tratamento de feridas em pacientes acompanhados no serviço hospitalar. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape-Ceara, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/751
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação com ficha.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.