Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRadnai, Rubenita Araujo de Farias-
dc.date.accessioned2025-11-12T17:05:36Z-
dc.date.available2025-11-12T17:05:36Z-
dc.date.issued2025-05-20-
dc.identifier.citationRADNAI, R. A. F. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7518-
dc.descriptionRADNAI, Rubenita Araújo de Farias. Desenvolvimento e aplicação de uma cartilha de dinâmicas aplicadas a enfermagem em saúde mental. 2025. 57f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto De Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Relatar a experiência de elaboração e aplicação da cartilha "Dinâmicas para AMAR", desenvolvida no âmbito do Projeto de Extensão AMAR, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), fazendo uso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e escuta terapêutica com foco na enfermagem em saúde mental. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, sobre a criação e aplicação da uma cartilha. A obra foi elaborada com dinâmicas adaptadas para promover um cuidado integral, aplicadas em parceria com os CAPS de Redenção-CE e Acarape-CE, comunidade acadêmica da UNILAB e professores de uma Escola Estadual de Ensino Médio de Redenção-CE. A metodologia incluiu três etapas: (1) elaboração da cartilha (2) divulgação e (3) avaliação participativa por meio de observação e feedback. Resultados e Discussão: A cartilha, composta por 09 dinâmicas, mostrou-se eficaz na promoção de vínculos, reflexão e acolhimento. Sua abordagem dialógica, aliada às PICS, facilitou a participação ativa dos usuários, profissionais e estudantes, fortalecendo a autonomia e o cuidado humanizado. A versão impressa (15 unidades personalizadas) e digital (com QR Code para acesso) garantiu acessibilidade aos 145 participantes. Conclusão: A cartilha surge como tecnologia educacional inovadora, unindo conhecimento acadêmico e comunitário para promover saúde mental através de ferramentas práticas e adaptáveis, reforçando o compromisso social da UNILAB e o papel da enfermagem na saúde coletiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectDinâmicas de Grupopt_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.titleDesenvolvimento e aplicação de uma cartilha de dinâmicas aplicadas a enfermagem em saúde mentalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rubenita Araujo de Farias Radnai.pdf2025_art_rradnai.pdf11,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.