Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJosé, Manuel André-
dc.date.accessioned2025-11-17T14:21:09Z-
dc.date.available2025-11-17T14:21:09Z-
dc.date.issued2025-06-03-
dc.identifier.citationJOSÉ, M. A. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7551-
dc.descriptionJOSÉ, Manuel André. Sociologia no Ensino Médio em Angola: percepções de estudantes universitários angolanos. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o ensino de Sociologia no ensino médio em Angola. A pesquisa que originou este artigo adotou uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, tendo o como objetivo compreender as percepções de estudantes universitários angolanos sobre o ensino da disciplina de Sociologia no nível médio, bem como os impactos dessa experiência em suas trajetórias acadêmicas e formativas. O estudo foi conduzido com estudantes angolanos matriculados na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no campus dos Malês, localizado em São Francisco do Conde (BA). O artigo está organizado em três seções principais. A primeira apresenta um panorama histórico e atual do ensino de Sociologia no ensino médio angolano, com destaque aos avanços e desafios enfrentados. A segunda seção analisa as percepções dos estudantes angolanos sobre essa disciplina, a partir dos dados empíricos reunidos. Por fim, a terceira seção reúne as considerações finais, discutindo os impactos dessas percepções para a valorização da Sociologia e apontando para possíveis caminhos para o seu fortalecimento no ensino médio angolano. O resultado desta pesquisa demonstrou que a Sociologia, apesar de seu potencial formativo e crítico, ainda ocupa um lugar marginal nos currículos escolares, permanecendo como componente opcional e com pouca presença efetiva nos processos pedagógicos em Angola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSociologia (Ensino Médio)pt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Angolapt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titleSociologia no Ensino Médio em Angola: percepções de estudantes universitários angolanospt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_arti_manueljose.pdf2025_arti_manueljose.pdf301,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.