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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7551Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | José, Manuel André | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-17T14:21:09Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-17T14:21:09Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
| dc.identifier.citation | JOSÉ, M. A. (2025) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7551 | - |
| dc.description | JOSÉ, Manuel André. Sociologia no Ensino Médio em Angola: percepções de estudantes universitários angolanos. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente trabalho aborda o ensino de Sociologia no ensino médio em Angola. A pesquisa que originou este artigo adotou uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, tendo o como objetivo compreender as percepções de estudantes universitários angolanos sobre o ensino da disciplina de Sociologia no nível médio, bem como os impactos dessa experiência em suas trajetórias acadêmicas e formativas. O estudo foi conduzido com estudantes angolanos matriculados na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no campus dos Malês, localizado em São Francisco do Conde (BA). O artigo está organizado em três seções principais. A primeira apresenta um panorama histórico e atual do ensino de Sociologia no ensino médio angolano, com destaque aos avanços e desafios enfrentados. A segunda seção analisa as percepções dos estudantes angolanos sobre essa disciplina, a partir dos dados empíricos reunidos. Por fim, a terceira seção reúne as considerações finais, discutindo os impactos dessas percepções para a valorização da Sociologia e apontando para possíveis caminhos para o seu fortalecimento no ensino médio angolano. O resultado desta pesquisa demonstrou que a Sociologia, apesar de seu potencial formativo e crítico, ainda ocupa um lugar marginal nos currículos escolares, permanecendo como componente opcional e com pouca presença efetiva nos processos pedagógicos em Angola. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Sociologia (Ensino Médio) | pt_BR |
| dc.subject | Estudantes universitários - Angola | pt_BR |
| dc.subject | Currículos | pt_BR |
| dc.title | Sociologia no Ensino Médio em Angola: percepções de estudantes universitários angolanos | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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