Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7560
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMendes, Pedro Rui-
dc.date.accessioned2025-11-17T18:47:16Z-
dc.date.available2025-11-17T18:47:16Z-
dc.date.issued2025-06-04-
dc.identifier.citationMENDES, P. R. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7560-
dc.descriptionMENDES, Pedro Rui. Educação Especial Inclusiva: desafios e perspectivas para a sua efetivação na Guiné-Bissau. 2025. 29f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata do processo de inclusão das pessoas com deficiência na Guiné-Bissau. Uma pesquisa que visa trazer à tona, discussão sobre integração social e entender como que estas pessoas estão vistas nas escolas assim como na sociedade também, tentar compreender como os deficientes conseguem integrar nas escolas públicas sobretudo nos interiores do país, os atendimentos nos postos de saúde, tranaportes e as oportunidades dos empregos. Essa investigação busca tratar da Educação Especial Inclusiva na Guiné-Bissau evidenciando alguns dos desafios e perspectivas para sua efetivação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram entrevistados, via whatsapp, 02 (dois) docentes sendo um deles promotor da Educação Inclusiva e Inclusão Social, e o outro, presidente do Conselho Consultivo Nacional das crianças e jovens da Guiné-Bissau Escola Nacional de Inclusão. Com a realização dessa pesquisa foi possível constatar que, por um lado, que apesar da criação de lei que versam sobre a dignidade humana, em Guiné-Bissau, ainda é possível afirmar que os/as estudantes com deficiência enfretam discriminação de alto nível. E de outro, que apesar de Guiné-Bissau ser um país com uma grande diversidade cultural e étnica, ainda tem poucos avanços, sobretudo quando se fala da Inclusão das Pessoas com Deficiência e Pessoas Vulneráveis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação especial inclusivapt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleEducação Especial Inclusiva: desafios e perspectivas para a sua efetivação na Guiné-Bissau.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigo - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PEDRO RUI MENDES.pdf2025_art_pmendes.pdf3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.