Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Valdenha Torres de-
dc.date.accessioned2025-11-18T14:58:24Z-
dc.date.available2025-11-18T14:58:24Z-
dc.date.issued2025-06-03-
dc.identifier.citationLIMA, V. T. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7573-
dc.descriptionLIMA, Valdenha Torres de. O ensino de literatura afro-brasileira: práticas pedagógicas para uma educação antirracista no município de Barreira-CE. 2025. 26f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa as contribuições do ensino de literatura afro-brasileira para a formação da identidade discente no contexto escolar. A pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira obras literárias de autoria negra, marcadas pela escrevivência e pela representação social e cultural da negritude, influenciam na construção do pertencimento e na valorização da identidade dos estudantes. Com esse objetivo, implementou-se um procedimento qualitativo, com análise exploratória, valendo-se de pesquisa bibliográfica, análise documental e coleta de dados, através de questionário com professores de Língua Portuguesa e Literatura da rede pública de Barreira - CE. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo, possibilitando a identificação de eixos temáticos como resistência institucional, ausência de ações pedagógicas e atividades estratégicas que valorizem a aceitação da identidade negra. Os resultados revelam que, apesar do respaldo legal da Lei no 10.639/2003 e de práticas docentes inovadoras, persistem barreiras institucionais que dificultam a efetiva integração da literatura afro-brasileira no currículo escolar. Conclui-se que o ensino dessa literatura representa um instrumento de empoderamento cultural e de combate ao racismo, desde que articulado a uma prática pedagógica crítica e comprometida com a equidade étnico-racial.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLiteratura Afro-Brasileirapt_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectPertencimentopt_BR
dc.titleO ensino de literatura afro-brasileira: práticas pedagógicas para uma educação antirracista no município de Barreira-CEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALDENHA TORRES DE LIMA.pdf2025_art_vlima.pdf619,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.