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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7573Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Lima, Valdenha Torres de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-18T14:58:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-18T14:58:24Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
| dc.identifier.citation | LIMA, V. T. (2025) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7573 | - |
| dc.description | LIMA, Valdenha Torres de. O ensino de literatura afro-brasileira: práticas pedagógicas para uma educação antirracista no município de Barreira-CE. 2025. 26f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este artigo analisa as contribuições do ensino de literatura afro-brasileira para a formação da identidade discente no contexto escolar. A pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira obras literárias de autoria negra, marcadas pela escrevivência e pela representação social e cultural da negritude, influenciam na construção do pertencimento e na valorização da identidade dos estudantes. Com esse objetivo, implementou-se um procedimento qualitativo, com análise exploratória, valendo-se de pesquisa bibliográfica, análise documental e coleta de dados, através de questionário com professores de Língua Portuguesa e Literatura da rede pública de Barreira - CE. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo, possibilitando a identificação de eixos temáticos como resistência institucional, ausência de ações pedagógicas e atividades estratégicas que valorizem a aceitação da identidade negra. Os resultados revelam que, apesar do respaldo legal da Lei no 10.639/2003 e de práticas docentes inovadoras, persistem barreiras institucionais que dificultam a efetiva integração da literatura afro-brasileira no currículo escolar. Conclui-se que o ensino dessa literatura representa um instrumento de empoderamento cultural e de combate ao racismo, desde que articulado a uma prática pedagógica crítica e comprometida com a equidade étnico-racial. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Literatura Afro-Brasileira | pt_BR |
| dc.subject | Negritude | pt_BR |
| dc.subject | Pertencimento | pt_BR |
| dc.title | O ensino de literatura afro-brasileira: práticas pedagógicas para uma educação antirracista no município de Barreira-CE | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| VALDENHA TORRES DE LIMA.pdf | 2025_art_vlima.pdf | 619,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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