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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7575Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Sanca, Délio Augusto | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-18T16:44:01Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-18T16:44:01Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
| dc.identifier.citation | SANCA, D. A. (2025) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7575 | - |
| dc.description | SANCA, Délio Augusto. Um olhar sobre a formação dos professores de Língua Portuguesa na Guiné-Bissau. 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema um olhar sobre a formação de professores de língua portuguesa na Guiné-Bissau. Considerando o processo de formação de professores de língua portuguesa, é importante conhecer os desafios que o ensino guineense enfrenta ao nível do setor de educação. Um dos principais problemas, observados por parte dos estudantes, é o baixo nível de conhecimento linguístico dos professores (Mendes, 2023). Nesse sentido, a pergunta que motivou a presente pesquisa é a seguinte: quais seriam as principais características de um bom professor e de uma boa professora de língua portuguesa em Guiné-Bissau? Portanto, o trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de formação profissional de professores da língua portuguesa nos estabelecimentos do ensino formal de Guiné-Bissau. Além disso, conta também com os seguintes objetivos específicos: a) compreender as características de profissionais da educação comprometidos com um ensino voltado para a autonomia e o senso crítico; b) identificar os principais pontos acerca da formação do professor de língua portuguesa; c) associar o profissional dessa área à realidade de Guiné-Bissau. O trabalho foi feito com base em estudos dos seguintes autores: Freire (1996), Cá (2023), Bulgrean (2010), Nanque (2024), Nhaga (2011), Ecco e Bombaedelli (2011), entre outros autores. A metodologia que conduziu este trabalho é de caráter qualitativa, com pesquisa bibliográfica. Com base nisso, os dados foram coletados através da aplicação de questionários para oito estudantes guineenses que estudam no curso de Letras na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês, sendo pessoas do sexo masculino e feminino. Portanto, a intenção inicial era entrevistar um número maior de pessoas; no entanto, isso não foi possível devido à dificuldade em encontrar participantes dispostos a responder ao questionário. Em suma, os resultados indicam que a formação de professores de língua portuguesa na Guiné-Bissau precisa ser restaurada, porque tanto o currículo quanto o método não correspondem à realidade dos estudantes, uma vez que a Guiné-Bissau é um país com muita diversidade linguística e cultural. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino - Guiné-Bissau | pt_BR |
| dc.subject | Professores de português - Formação | pt_BR |
| dc.title | Um olhar sobre a formação dos professores de Língua Portuguesa na Guiné-Bissau | pt_BR |
| dc.type | Monograph | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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