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dc.contributor.authorSantos, Francisca Érica Sabino dos-
dc.date.accessioned2025-11-18T17:09:19Z-
dc.date.available2025-11-18T17:09:19Z-
dc.date.issued2025-05-06-
dc.identifier.citationSANTOS, F. E. S. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7579-
dc.descriptionSANTOS, Francisca Érica Sabino dos. Tecendo práticas pedagógicas antirracistas: o PIBID como um terreno formativo e reflexivo. 2025. 60f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO sistema educacional brasileiro continua a vivenciar um cenário desigual, marcado por preconceitos persistentes, na qual o racismo reverbera no cotidiano escolar. Assim, urge a necessidade de uma educação com práticas pedagógicas antirracistas que promova a equidade e que possa assegurar a identidade das crianças negras. Nesse sentido, o programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) se apresenta como um espaço para que possamos dialogar e refletir sobre isso. Por isso, a presente pesquisa tem como questão investigativa: as experiências com as práticas pedagógicas desenvolvidas no PIBID-Pedagogia, auxiliaram na promoção da educação antirracista? Tendo como objetivo geral compreender como as práticas pedagógicas desenvolvidas em minha experiência no Pibid-Pedagogia contribuíram para uma educação antirracista. Diante da relevância do tema, para a fundamentação teórica foram utilizados os estudos de Gomes (2012), Oliveira (2021), Silva (1999) e outros estudiosos. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, visto que analisa experiências, buscando suas implicações nos sujeitos, sendo também bibliográfica. Por fim, o estudo demonstra a importância de se ter uma intencionalidade pedagógica ancorada na lei.10639/03 e na ERER, refletindo assim, em uma prática antirracista. Isso porque as práticas descritas e analisadas, mostraram-se mister para a desconstrução de preconceitos, combate ao racismo e valorização da cultura africana e afro-brasileira com auxílio de diferentes recursos que deram sentido à práxis docente. Também demonstrando a importância do PIBID como espaço formativo e reflexivo. Dessa forma, a presente dissertação contribui para se pensar uma prática pedagógica mais justa, equitativa e antirracista.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEducação Antirracistapt_BR
dc.titleTecendo práticas pedagógicas antirracistas: o PIBID como um terreno formativo e reflexivopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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