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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7579Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Santos, Francisca Érica Sabino dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-18T17:09:19Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-18T17:09:19Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-06 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, F. E. S. (2025) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7579 | - |
| dc.description | SANTOS, Francisca Érica Sabino dos. Tecendo práticas pedagógicas antirracistas: o PIBID como um terreno formativo e reflexivo. 2025. 60f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O sistema educacional brasileiro continua a vivenciar um cenário desigual, marcado por preconceitos persistentes, na qual o racismo reverbera no cotidiano escolar. Assim, urge a necessidade de uma educação com práticas pedagógicas antirracistas que promova a equidade e que possa assegurar a identidade das crianças negras. Nesse sentido, o programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) se apresenta como um espaço para que possamos dialogar e refletir sobre isso. Por isso, a presente pesquisa tem como questão investigativa: as experiências com as práticas pedagógicas desenvolvidas no PIBID-Pedagogia, auxiliaram na promoção da educação antirracista? Tendo como objetivo geral compreender como as práticas pedagógicas desenvolvidas em minha experiência no Pibid-Pedagogia contribuíram para uma educação antirracista. Diante da relevância do tema, para a fundamentação teórica foram utilizados os estudos de Gomes (2012), Oliveira (2021), Silva (1999) e outros estudiosos. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, visto que analisa experiências, buscando suas implicações nos sujeitos, sendo também bibliográfica. Por fim, o estudo demonstra a importância de se ter uma intencionalidade pedagógica ancorada na lei.10639/03 e na ERER, refletindo assim, em uma prática antirracista. Isso porque as práticas descritas e analisadas, mostraram-se mister para a desconstrução de preconceitos, combate ao racismo e valorização da cultura africana e afro-brasileira com auxílio de diferentes recursos que deram sentido à práxis docente. Também demonstrando a importância do PIBID como espaço formativo e reflexivo. Dessa forma, a presente dissertação contribui para se pensar uma prática pedagógica mais justa, equitativa e antirracista. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject | PIBID | pt_BR |
| dc.subject | Educação Antirracista | pt_BR |
| dc.title | Tecendo práticas pedagógicas antirracistas: o PIBID como um terreno formativo e reflexivo | pt_BR |
| dc.type | Monograph | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| FRANCISCA ÉRICA SABINO DOS SANTOS.pdf | 2025_mono_fsantos.pdf | 5,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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