Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7581Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Martins, Larissa Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-18T17:23:14Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-18T17:23:14Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
| dc.identifier.citation | MARTINS, L. S. (2025) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7581 | - |
| dc.description | MARTINS, Larissa Silva. Educação escolar em desencanto? Impactos da lógica empresarial para a precarização do trabalho docente. 2025. 25f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho busca analisar criticamente a precarização do trabalho docente, vivenciado em uma escola particular, considerando aspectos como desvios de função, baixos salários, cobranças excessivas e relações de poder. Por meio de um estudo de caso, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e crítico-reflexiva, unindo a vivência da autora, enquanto professora em formação e início de carreira, à fundamentação teórica. Desse modo, o estudo dialoga com teóricas/os como Romanowski e Martins (2013), Huberman (1992), Mészáros (2008), Saviani (2007), Freire (2013), Carvalho (2019), González (2020) e hooks (2013), entre outras/os, que discutem a exploração do trabalho docente, a mercantilização da educação e questões étnico- raciais no chão da escola e para além do ambiente escolar, refletindo sobre como essas dinâmicas afetam a prática pedagógica e a construção da identidade profissional. Parto da hipótese que as condições precárias de trabalho impactam diretamente a atuação docente e os propósitos do ensino, expondo as contradições entre a formação idealizada e a realidade imposta pelo mercado educacional neoliberal, em que a lógica empresarial promove um processo de educação em desencanto, ao se sobrepor à valorização docente e à elaboração de um ensino de qualidade, que cumpra a função social da educação e explore o seu potencial transformador. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Precarização docente | pt_BR |
| dc.subject | Educação privada | pt_BR |
| dc.subject | Lógica empresarial | pt_BR |
| dc.subject | Racismo institucional | pt_BR |
| dc.title | Educação escolar em desencanto? Impactos da lógica empresarial para a precarização do trabalho docente. | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Artigo - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Larissa Silva Martins.pdf | 2025_art_lmartins.pdf | 256,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.