Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7613Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, Deisiane Bernardo da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-25T14:47:21Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-25T14:47:21Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-06 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, D. B. (2025) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7613 | - |
| dc.description | SILVA, Deisiane Bernardo da. Metodologias de ensino de leitura da Língua Portuguesa em crianças autistas na cidade de São Francisco do Conde-BA. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA) é um problema no desenvolvimento neurológico que prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e emoções. Os sintomas aparecem como déficits persistentes na comunicação e na interação social, com padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. O TEA está dividido em 3 níveis de gravidade: leve, moderado e grave. Com o tratamento é possível migrar entre os níveis e, em alguns casos, ter uma vida autônoma. O presente descrito emerge no anseio de investigar as Metodologias de Ensino da Leitura da Língua Portuguesa para crianças autistas na cidade de São Francisco do Conde, Bahia. Uma vez que a tarefa docente é desafiador questionam-se os desafios que educadores enfrentam no ensino da leitura e aprendizagem dos autistas. A pesquisa tem como objetivos gerais a) Investigar as Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa em crianças Autistas na cidade de São Francisco do Conde-BA, buscando compreender esse processo de ensino da leitura das crianças com necessidades educativas específicas, compreendendo as dificuldades e características específicas dessas crianças, a fim de contribuir para o desenvolvimento de estratégias metodológicas e intervenções adequadas. Como objetivos específicos a pesquisa busca a) Identificar Metodologias Existentes, realizar um levantamento das metodologias utilizadas no ensino da leitura para crianças autistas, tanto em São Francisco do Conde-BA quanto em outras regiões, destacando suas características e abordagens; b) Analisar a Efetividade das Metodologias: Avaliar a eficácia das metodologias identificadas através de estudos de caso ou entrevistas com educadores e pais, focando no impacto no desenvolvimento da leitura e compreensão de texto; c) Investigar o Contexto Local: identificando as metodologias de ensino numa escola campo do município de São Francisco do Conde-BA; d) analisar a formação e capacitação dos professores que atuam na educação inclusiva, analisando como eles são preparados para trabalhar com crianças autistas e aplicar metodologias de ensino da leitura; e) Propor Diretrizes de Melhoria, com base nas análises realizadas, sugerir diretrizes e práticas que possam ser adotadas para melhorar o ensino da leitura para crianças autistas em São Francisco do Conde-BA. A metodologia empregada combina abordagens qualitativas e quantitativas (método misto), utilizando questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário teve 20 questões sendo elas 19 fechadas e 1 aberta. A pesquisa recebeu respostas de 37 participantes. Da pesquisa se conclui que é necessária uma atenção especial e dedicada às estratégias de leitura empregadas, abordando desde métodos tradicionais até abordagens inovadoras, incluindo o uso de recursos tecnológicos, recursos sensoriais e atividades lúdicas. A implementação de metodologias inclusivas ainda enfrenta desafios significativos. Este estudo contribui para a reflexão sobre a necessidade de aprimorar as práticas pedagógicas, visando garantir a inclusão efetiva de crianças autistas no ensino da leitura da Língua Portuguesa. A pesquisa evidenciou a importância de desenvolver estratégias adequadas que atendam às especificidades desse grupo. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Leitura - Desenvolvimento | pt_BR |
| dc.subject | Crianças com Transtorno do Espectro Autista - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
| dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
| dc.title | Metodologias de ensino de leitura da Língua Portuguesa em crianças autistas na cidade de São Francisco do Conde-BA | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_arti_deisianesilva.pdf | 2025_arti_deisianesilva.pdf | 293,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.