Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7683
Título: Agricultura familiar e segurança alimentar, a economia dos feirantes urbanos e a relação com produtores rurais
Autor(es): Correia, Janira Agnelo
Palavras-chave: Economia rural
Mercados populares
Feirantes
Data do documento: 18-Nov-2024
Citação: CORREIA, J. A. (2024)
Resumo: Este trabalho fundamenta-se numa revisão bibliográfica que utiliza os critérios históricos para explorar as políticas públicas voltadas à agricultura familiar e à segurança alimentar no Brasil, com destaque para a economia rural e familiar, a agricultura familiar no Brasil desempenha um papel fundamental na garantia da segurança alimentar e nutricional, sendo responsável por grande parte da produção de alimentos destinados ao mercado interno. Segundo a constituição federal Brasileira a segurança alimentar define o direito de todos os brasileiros a ter acesso permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, de modo a assegurar uma vida saudável e digna. O acesso ao alimento saudável e fresco é feito através dos mercados populares, assim fazendo as feirantes como meio de ligação entre o consumidor e os produtores, preferencialmente restringindo a utilização dos intermediários utilizando as mão-obras familiares ou regionais como meio de ligação entre esses dois sectores. Com isso, este trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a agricultura familiar e sua contribuição para a redução da insegurança alimentar, com ênfase no papel das feiras como espaços de acesso aos produtos oriundos desse modelo de produção. metodologicamente adotamos uma abordagem qualitativa. Com efeito, nos possibilitou a uma revisão da bibliográficas existentes sobre o tema no Brasil e na Guiné-Bissau, através de relatórios, livros, artigos, dissertações, teses e monográficas. De igual modo, apoiou-se bastante na análise documental, no uso de documentos oficiais e planos estratégicos do sector de agricultura no país. Para combate a insegurança alimentar é necessária uma relação intersectarias entre diversas entidades sociais e políticas, fazendo com que a agricultura familiar seja um mecanismo crucial no combate a insegurança alimentar.
Descrição: CORREIA, Janira Agnelo. Agricultura familiar e segurança alimentar, a economia dos feirantes urbanos e a relação com produtores rurais. 2024. 17f. TCC - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7683
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janira Agnelo Correia.pdf2024_art_jcorreia.pdf160,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.