Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/8311
Título : Entre (auto) reflexões, tramas e vozes: da introspecção ao estudo de trajetórias negras frente a um jornalismo independente negro e nordestino
Autor : Silva, Matheus Tomaz da
Palabras clave : Comunicação negra
Trajetórias
Ficcionalização
Autodefinição e (auto) reflexão
Fecha de publicación : 1-oct-2024
Citación : SILVA, M. T. (2024)
Resumen : Este trabalho trata da comunicação jornalística negra nordestina como objeto de atenção com base nas trajetórias de seus motivadores, a partir das vozes que a constituem em sentido relacional, em justaposição a meus próprios exercícios autorreflexivos. Para tanto, empreendo esforços à visualização de alguns caminhos nesse processo de consolidação, sobretudo, a partir do pessoal que faz o portal Negrê de jornalismo negro e nordestino, constituído no Ceará, mas pensado como veículo de atenção às questões postas sobre outros estados do Nordeste. O portal conta com diversos colaboradores, mas neste trabalho, foco na atuação de 4 pessoas em especial, em razão de sua assiduidade quantos às atividades do portal até o momento de elaboração deste trabalho. Além disso, a comunicação torna-se aqui objeto de debate, em especial quanto à sua formulação em contextos de avanço tecnológico e com base nos conflitos e processos contra-narrativos que circunscrevem a presença negra em veículos de mídia na internet. Desse modo, esta pesquisa advoga pela visualização de um panorama comunicacional distinto à negritude, em sua singular identidade e premissas editorias, levando em conta sua corroboração à quebra de paradigmas e arquétipos contrários à singularidade de nossos percursos, à luz de nossas próprias vozes e encontros narrativos.
Descripción : SILVA. Matheus Tomaz da. Entre (auto) reflexões, tramas e vozes: da introspecção ao estudo de trajetórias negras frente a um jornalismo independente negro e nordestino. 2024. 89f. Dissertação - Curso de Mestrado Acadêmico em Antropologia,Programa Associado de Pós-graduação em Antropologia UFC/UNILAB, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/8311
Aparece en las colecciones: Dissertação - Mestrado em Antropologia UFC-UNILAB

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MATHEUS TOMAZ DA SILVA - dissertação.pdf2024_dis_mtsilva.pdf6,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.