Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/8328
Título: Pedagogia da maré: produção e transmissão de saberes a partir das marisqueiras de Acupe
Autor(es): Silva, Lilian dos Santos da
Palavras-chave: Quilombolas
Tradição oral
Marisqueiras
Acupe (Santo Amaro, BA) – Educação
Data do documento: 16-Jun-2026
Citação: SILVA, L. S. (2026)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo observar as experiências das marisqueiras da comunidade quilombola de Acupe, localizada no distrito de Santo Amaro da Purificação/BA, considerando os processos de ensino e de aprendizagem dos filhos e das filhas dessas trabalhadoras, da maré a educação formal. A pesquisa pauta-se na compreensão de que a educação não se limita aos espaços escolares, uma vez que também acontece no território, por meio das vivências e da prática da mariscagem, campo no qual essas trabalhadoras desenvolvem e transmitem seus saberes. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa e bibliográfica. Após a pesquisa bibliográfica, buscou-se a coleta de dados direto da fonte, a fim de compreendê-los a partir das vivências locais. Desse modo, foram realizadas entrevistas por meio de um roteiro semiestruturado, com dois grupos de marisqueiras: o primeiro composto por cinco marisqueiras mais velhas e o segundo por quatro marisqueiras mais jovens, todas moradoras da comunidade de Acupe. Os dados revelam que os conhecimentos adquiridos no cotidiano da maré contribuem significativamente para a formação identitária, cultural e educacional dos sujeitos. Entretanto, esses saberes ainda não são reconhecidos pelos meios formais de ensino, o que contribui para o apagamento da identidade quilombola e provoca um distanciamento entre a escola e a comunidade. Diante disso, a pesquisa reforça a importância de que as comunidades quilombolas tenham escolas implementadas em seus territórios, com o objetivo de oferecer uma educação escolar quilombola que valorize os saberes ancestrais como forma legítima de conhecimento, pautada na realidade do território.
Descrição: SILVA, Lilian dos Santos da. Pedagogia da maré: produção e transmissão de saberes a partir das marisqueiras de Acupe. 2026. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2026.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/8328
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2026_mono_liliansilva.pdf2026_mono_liliansilva.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.