Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/927
Título: Análise da conta de energia em empresa de grande porte com foco em redução de custo
Autor(es): Ferreira, Anderson da Silva
Palavras-chave: Controle de custo
Energia elétrica - Consumo - Indústria - Salvador (BA)
Data do documento: 19-Mai-2018
Citação: FERREIRA, A. S. (2018)
Resumo: A crescente concorrência no setor industrial brasileiro faz com que as empresas busquem a necessidade de criar aprimoramentos nos produtos ou serviços ofertados. Dessa forma a pesquisa qualitativa realizada neste trabalho, apresentou um conjunto de medidas para reduzir os custos na conta de energia elétrica, que tem parcela significativa no custo total, a aproximadamente 6,6% no faturamento total. Para tanto foi estudado os conceitos requeridos para um melhor entendimento da tarifação de energia, com objetivo de analisar e propor a empresa soluções que melhor se enquadre ao seu consumo diário. O estudo teve a priori três fases a serem alisadas: a primeira foi o levantamento dos dados das 12 últimas contas de energia, a segunda foi analisar de forma comparativa a tarifa atual do consumidor com outras modalidades tarifárias, na última abordagem se comparou as demandas e consumo com a opção tarifária azul e verde, e também a disponibilidade de se utilizar o gerador NP (na ponta), onde se observou uma diminuição bastante significativa nos custos operacionais do consumidor, notou-se também que a tarifa verde é a que mais se enquadra ao perfil do mesmo, sendo que analisada juntamente com outras medidas econômicas faz com que a empresa eleve seus lucros e repasse produtos com preços mais atrativos aos seus clientes. No fim da análise, pôde-se constatar que as medidas podem desempenhar valores significativos no faturamento bruto da empresa, sem investimento inicial e apenas com mudanças de hábitos e planejamento administrativo, propondo requisito que venham a beneficiar a indústria com redução de gastos e a sociedade com a redução de custo.
Descrição: FERREIRA, Anderson da Silva. Análise da conta de energia em empresa de grande porte com foco em redução de custo. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/927
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_aferreira.pdf2018_mono_aferreira.pdf557,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.