Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/928
Título: Gestão dos resíduos sólidos: restrições e potencialidades da cadeia produtiva de materiais recicláveis para os catadores de Santo Antônio de Jesus - BA
Autor(es): Cunha, Cláudia Alves da
Palavras-chave: Cadeia produtiva
Catadores
Resíduos sólidos
Data do documento: 23-Jun-2018
Citação: CUNHA, C. A. (2018)
Resumo: A presente buscou investigar a cadeia produtiva da reciclagem e as relações entre os atores dessa cadeia. O objetivo desse estudo, portanto, foi caracterizar as vulnerabilidades da cadeia produtiva de materiais recicláveis e o potencial desta cadeia no fomento à atividade dos catadores de materiais recicláveis no município de Santo Antônio de Jesus-BA, identificando os atores sociais que integram a cadeia produtiva, as dificuldades relacionadas ao trabalho dos catadores e as potencialidades da cadeia produtiva. A pesquisa de campo teve como objeto de estudo os catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis da Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis do Recôncavo (ACRB), localizada no município de Santo Antônio de Jesus-BA. Para isso adotou-se uma abordagem qualitativa. Como procedimento metodológico utilizou-se a realização de uma pesquisa descritiva, utilizando como método o estudo de caso. A coleta de dados foi conduzida por meio das técnicas de entrevista semiestruturada e observação in loco. Com isso a pesquisa revelou como a cadeia produtiva da reciclagem está organizada. Os resultados da presente pesquisa apontaram a importância do catador no desempenho ambiental do município. Nota-se a relevância da associação para a vida e o trabalho dos catadores. Entretanto, reconhece-se a necessária articulação entre os agentes públicos e as organizações a fim de delimitar políticas públicas específicas para melhorar a qualidade de trabalho dos catadores frente a importância dos mesmos. De tal forma que o município deve fomentar o estabelecimento de programas e políticas socioambientais mais adequados, inclusive com a inclusão do catador, conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Descrição: CUNHA, Cláudia Alves da. Gestão dos resíduos sólidos: restrições e potencialidades da cadeia produtiva de materiais recicláveis para os catadores de Santo Antônio de Jesus - BA. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/928
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_ccunha.pdf2018_mono_ccunha.pdf972,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.