Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/931
Título: O rio Joanes e sua importância para as comunidades tradicionais do seu entorno
Autor(es): Pinto, Naiane Jesus
Palavras-chave: Comunidades agrícolas - Joanes, Rio (BA)
Gestão ambiental - Área de Proteção Ambiental Joanes Ipitanga (BA)
Recursos naturais - Joanes, Rio (BA)
Data do documento: 13-Jul-2018
Citação: PINTO, N. J. (2018)
Resumo: A pesquisa ora apresentada tem por objetivo realizar um estudo dos recursos naturais utilizados pelas comunidades tradicionais encontrados na bacia do Rio Joanes. A metodologia utilizada para a pesquisa foi de caráter exploratória, descritiva, documental bem como por meio de relatos de experiências com até dois moradores de cada comunidade e com o gestor da APA Joanes-Ipitanga. Para tanto foram construídos relatos orais, documentais dos interlocutores das comunidades e o gestor da APA-Joanes pitanga. Esta pesquisa apresenta-se como uma contribuição para subsidiar outras pesquisas no que tange a questão hídrica do Rio Joanes sobretudo na implantação de processos participativos que venham a fortalecer e integrar a gestão ambiental de territórios que envolvem esta bacia. Tendo em vista que os dados e relatos coletados comprovam a importância do Joanes para as comunidades e a relação de pertencimento das comunidades com o Joanes.
Descrição: PINTO, Naiane Jesus. O rio Joanes e sua importância para as comunidades tradicionais do seu entorno. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/931
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_npinto.pdf2018_mono_npinto.pdf450,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.