Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/935
Título: Herbário virtual de fitopatologia
Título(s) alternativo(s): uma ferramenta importante para os discentes de agronomia da Unilab
Autor(es): Maciel, Leidiane Marques
Palavras-chave: Midia digital
Diagnose
Doenças de plantas
Agronomia-mídia digital
Data do documento: 2017
Citação: Maciel, L. M. (2017)
Resumo: A busca por alternativas que venham facilitar a difusão do conhecimento é imprescindível quando se trata do aprendizado de estudantes. Para tanto, a utilização de mídias digitais pode ser considerada uma ferramenta importante para a divulgação de informações e de conhecimentos para o mundo acadêmico. A partir do exposto, a elaboração do herbário virtual de Fitopatologia justifica-se pela necessidade de proporcionar uma maior dinâmica na aprendizagem dos estudantes de Fitopatologia da Unilab, bem como de diversos profissionais. Assim, este trabalho teve como objetivo, elaborar o Herbário virtual de Fitopatologia com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem na diagnose de doenças de plantas. Consistindo em pesquisa aplicada de natureza descritiva, pois destina-se a formar e divulgar uma coleção organizada, sistematizada e descrita de plantas com sintomas de doenças e exemplares de sinais da doença, em um banco de dados digital. Sob o ponto de vista da abordagem dos resultados, estes foram apresentados sobre forma qualitativa. O trabalho foi realizado no período de agosto a dezembro de 2017, compreendendo uma parte em campo e outra no laboratório. A coleta do material em campo, foi caracterizado por plantas apresentando sintomas de doenças, de preferência às de importância agronômica. As amostras coletadas foram frutos de aulas práticas de campo, de laboratório e trabalhos diversos dos estudantes. O Herbário Virtual foi desenvolvido e gerenciado utilizando-se a plataforma online chamada Blogger (gratuito, disponível em: <https://www.blogger.com>). A seleção da plataforma deu- se em função tanto de sua popularidade, quanto de suas funcionalidades no mercado de blogues. A escolha do layout do blog foi com base primeiramente em ser eficiente e eficaz na transmissão das mensagens e exibição de fotos e até de vídeos se for o caso. Oferece a melhor interface de interação para os usuários. Desta forma, O Herbário Virtual de Fitopatologia da UNILAB é uma ferramenta prática que proporcionará a estudantes, técnicos, professores e agricultores, uma nova forma de ensino-aprendizagem bem como motivará diversas outras áreas de ensino, como a biologia, botânica, a elaborarem ferramentas que venham também a contribuir para o ensino- aprendizagem dos estudantes.
Descrição: MACIEL, Leidiane Marques. Herbário virtual de fitopatologia: uma ferramenta importante para os discentes de Agronomia da Unilab. 2017. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/935
Aparece nas coleções:Monografia - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leidiane Marques Maciel.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.