Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/938
Título : Conhecimento sobre o câncer de mama a partir da avaliação de estudantes do ensino médio em uma escola pública do município de São Francisco do Conde - BA
Autor : Almeida, Michele Santana Pacheco de
Silva, Vânia de Santana
Silva, Itaciara de Oliveira do Carmo da
Esquivel, Deivid Silva de Araújo
Santos, Ana Paula do Carmo
Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos - São Francisco do Conde (BA)
Mamas - Câncer - Prevenção
Fecha de publicación : 19-jul-2014
Citación : ALMEIDA, M. S. P. et al. (2014)
Resumen : O câncer de mama consiste em um tumor maligno que se desenvolve no tecido mamário, consistindo na neoplasia que mais conduz a morte de mulheres no Brasil e no mundo. O presente trabalho buscou avaliar o conhecimento que as estudantes da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, de uma escola pública do município de São Francisco do Conde, na Bahia, apresentam sobre conceitos e medidas preventivas acerca do câncer de mama. A pesquisa se desenvolveu mediante um estudo exploratório do tipo descritivo, quantitativo com base em um questionário avaliativo, aplicado a uma população constituída por mulheres com a faixa etária entre 18 e 70 anos. A coleta de dados foi realizada com 124 mulheres que se disponibilizaram em responder um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre questões relacionadas a variáveis associadas a fatores preventivos ao câncer de mama; descrição das variáveis associadas aos fatores de risco ao acometimento do câncer de mama e descrição das variáveis relacionadas às campanhas municipais de prevenção ao câncer de mama. Os principais resultados indicaram que: 57,8% das mulheres entrevistadas conhecem o autoexame das mamas, entretanto 67,2% não realizam; na consulta com o ginecologista, 58,3% responderam que o médico não realiza o exame das mamas; quanto às campanhas de prevenção ao câncer de mama, 98,4% consideram importante as campanhas de prevenção, entretanto, 59,1% participam raramente participam destas campanhas e, por fim, 80,6 % da mulheres avaliadas acham que falta orientação para prevenção do câncer de mama nos postos de saúde municipais. A partir do presente estudo, foi possível ser constatado que as informações e orientações quanto às ações de prevenção ao câncer de mama na saúde pública do referido munícipio tem sido pouco efetivas, necessitando, portanto, de uma intensificação das atividades desenvolvidas pelos profissionais de saúde que atuam nas atividades relacionadas à saúde da mulher.
Descripción : ALMEIDA, Michele Santana Pacheco de et al. Conhecimento sobre o câncer de mama a partir da avaliação de estudantes do ensino médio em uma escola pública do município de São Francisco do Conde - BA. 2014. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2014.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/938
Aparece en las colecciones: Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_arti_asantos.pdf2014_arti_asantos.pdf216,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.