Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/940
Title: Mulheres vítimas de violência doméstica: uma abordagem no Núcleo da Delegacia em Atendimento a Mulher de um município do Estado da Bahia
Authors: Souza, Cris de Assis
Dias, Jucineia Fagundes
Nogueira, Wanderley de Alcântara
Mendes, Zilma dos Reis
Ribeiro Júnior, Howard Lopes
Keywords: Direitos das mulheres - São Francisco do Conde (BA)
Núcleo da Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher
Violência contra as mulheres - São Francisco do Conde (BA)
Issue Date: 18-Jul-2015
Citation: SOUZA, C. A. et al. (2015)
Abstract: Buscou-se realizar um levantamento do perfil das vítimas de violência doméstica, através de um levantamento de dados extraídos dos boletins de ocorrências das vítimas atendidas em um núcleo de assistência à mulher no município de São Francisco do Conde, Estado da Bahia. Trata-se de um estudo do tipo quali-quantitativo com base em 67 registros de boletins de ocorrência de mulheres vitimas de violência doméstica que deram entrada no Núcleo da Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher (NUDEAM), no período de 2012 a 2014. O perfil das vitimas de violência doméstica atendidas no respectivo núcleo compreendeu-se de vitimas com idade entre 19-39 anos, com etnia predominante negra, com ensino fundamental incompleto, com renda familiar de um salário mínimo adicionado de benefício social e, a maioria destas, possuindo entre 1 a 2 filhos. Quanto ao tipo de violência registrada no boletim de ocorrência, houve predomínio de agressão física adicionada de três ou mais outros tipos de violência e da medida protetiva de Orientação sobre a Lei Maria da Penha à vítima. Inferimos que a prevenção dos danos a saúde das vítimas apresentados nesta pesquisa podem ser realizadas através de ações e implementações de políticas públicas que incluam tanto o combate quanto a prevenção desse tipo de violência, em especial aplicando as medicadas para coibir e punir os agressores.
Description: SOUZA, Cris de Assis et al. Mulheres vítimas de violência doméstica: uma abordagem no Núcleo da Delegacia em Atendimento a Mulher de um município do Estado da Bahia. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2015.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/940
Appears in Collections:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_arti_csouza.pdf311,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.