Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/953
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Marília Moreno da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-04T17:05:24Z | - |
dc.date.available | 2018-12-04T17:05:24Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, M. M. S. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/953 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Marília Moreno da Silva. O lúdico no ensino de ciências naturais: contribuições no processo de ensino-aprendizagem. 2017. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Energia, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape-Ceara, 2017 | pt_BR |
dc.description.abstract | Na aprendizagem no Ensino Fundamental II, principalmente o ensino de Ciências Naturais, o professor necessita desenvolver habilidades e competências que auxiliem o processo educativo dos alunos. É na busca de novas metodologias de ensino que se pode conseguir uma educação de qualidade que realmente consiga ir ao encontro dos interesses e necessidades do educando. É relevante a importância de planejamentos coerentes, olhando o educando como um ser único, repleto de expectativas e curiosidades. A utilização de alternativas pedagógicas para o ensino de Ciências, como os modelos didáticos representacionais (MDRs) e os jogos didáticos, podem ser consideradas ferramentas que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de diferentes conteúdos relacionados à disciplina de Ciências Naturais, já que eles são considerados construções que nos possibilitam uma aproximação mais sistemática do objeto de estudo. Este trabalho teve como objetivo desenvolver MDRs e jogos didáticos para auxiliar professores e alunos do ensino fundamental II no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Ciências Naturais. A atividade foi realizada nas aulas de Ciências em uma turma de 8º ano de uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental da cidade de Redenção - Ceará. Inicialmente foi realizada uma pesquisa para elaboração dos MDRs e jogos a serem utilizados pelo professor. Os MDRs e jogos didáticos priorizaram os principais conceitos dos conteúdos considerados complexos e de difícil compreensão pelos alunos da disciplina de Ciências do 8o ano. Percebeu-se na aplicação das ferramentas didáticas uma compreensão abrangente sobre o conteúdo e uma clara relação entre a teoria e a prática. Trabalhar novas perspectivas didáticas em Ciências Naturais usando MDRs e jogos didáticos contribui de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem, devendo ser inseridas no cotidiano escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Modelos didáticos representacionais | pt_BR |
dc.subject | Jogos didáticos | pt_BR |
dc.title | O lúdico no ensino de ciências naturais: contribuições no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Engenharia de Energias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARILIA.pdf | 2017_mono_mmsnascimento.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.