Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/973
Título: Desenvolvimento social a partir do programa Bolsa Família: estudo da região do Recôncavo Baiano na localidade de São Bento das Lages em São Francisco do Conde
Autor(es): Silva, Carlos Augusto Santos da
Menezes, Joelza da Silva
Silva, Jussara
Silva, Márcia de Santana
Palavras-chave: Desenvolvimento social - São Bento das Lages (São Francisco do Conde, BA)
Política pública
Programa Bolsa Família (Brasil)
Data do documento: 19-Jul-2014
Citação: SILVA, C. A. S. et al. (2014)
Resumo: Este trabalho de pesquisa foi realizado no município de São Francisco do Conde, no bairro periférico de São Bento das Lages, tomando como base o auxílio do Bolsa Família e suas consequências quanto ao desenvolvimento das famílias inscritas no programa moradoras nesta localidade. Nos estudos bibliográficos efetuados foi entendido que há uma multidimensionalidade da pobreza, ponto central para o entendimento quanto ao desenvolvimento destas famílias contempladas pelo programa. Sendo assim, foi necessário conhecer um pouco mais sobre as estratégias e ações do PBF, no combate a fome e a redução da vulnerabilidade destas famílias. As leituras iniciais primam por conhecer o ato de criação do PBF, entender suas condicionalidades e avaliar as ações do poder público quanto a gerar alicerces que auxilie para seu êxito que é a luta contra a pobreza na região. Este fenômeno social citado, a pobreza, fruto de vários fatores históricos, consequência de nossa colonização sustentado pelo modo de produção escravista. Durante os trabalhos foram relatados importantes informações dadas pela população, demonstrando a necessidade da inserção de cidadania até então desconhecida pelo Estado brasileiro, apesar constarem nos censos demográficos, Com a implantação do PBF, o Estado brasileiro passa a investir com pouco dinheiro, conseguindo atingir inúmeras família, reavivando em seus membros sentimentos de cidadania, dignidade, além de manter vivo seu orgulho, apesar do intergeracionamento da pobreza ocasionado no país. Dentre os relatos da população local, colhidas a partir das 4 entrevistas com grupos focais e 193 questionários aplicados às famílias da região estudas inscritas no programa, foram percebidos algumas intervenções com atuação da gestão municipal, ações em estudos do censo populacional, apoiadas nas condicionalidades do programa Bolsa Família. Dentre estas ações é confirmada a execução pelo poder público de serviços que atendem algumas de suas solicitações, quanto a construção de Postos de Saúde na comunidade, pavimentações de ruas, iluminação pública e saneamento básico em geral. Estas informações estabeleceram uma linha de conhecimento que nos projetou em conclusões positivas para o trabalho, entretanto não conclusiva na ideia de mensurar o desenvolvimento da família beneficiaria com o Bolsa Família.
Descrição: SILVA, Carlos Augusto Santos da et al. Desenvolvimento social a partir do programa Bolsa Família: estudo da região do Recôncavo Baiano na localidade de São Bento das Lages em São Francisco do Conde. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2014.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/973
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_mono_carlossilva.pdf678,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.