Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/977
Título: Aquisições por registro de preço com compras centralizadas: estudo de caso da Prefeitura Municipal de Dias D’Ávila - Bahia
Autor(es): Bento, Antonio Ruy de Araujo
Palavras-chave: Compras (Serviço público) - Dias D’Ávila (BA)
Licitação pública - Dias D’Ávila (BA)
Política pública
Prefeitura Municipal de Dias D’Ávila - Administração
Data do documento: 18-Out-2018
Citação: BENTO, A. R. A. (2018)
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de implantação do Sistema de Compras Centralizadas com Registro de Preço, realizado ao longo do ano de 2017 na cidade de Dias D’ávila – Bahia, adotando como parâmetros as motivações apresentadas que levaram a realização de tal implementação, as etapas percorridas ao longo do processo, as dificuldades encontradas, e as vantagens e desvantagens de tal processo. No referencial teórico foram apresentadas, inicialmente, questões que envolvem a origem, de que se trata, como funciona e a base legal do Sistema de Registro de Preço. Em um segundo momento, foram descritas as etapas, as vantagens e as desvantagens do referido sistema. Como técnica aplicada neste estudo de caso, partiu-se de uma pesquisa documental realizada em relatórios gerenciais, disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Dias D’ávila, sendo realizada, logo em seguida, uma pesquisa, devidamente estruturada, como os principais gestores envolvidos nesta operação. Com isso, pôde-se realizar análise comparativa dos dados coletados nos relatórios, das entrevistas realizadas e do referencial teórico apresentado. Como resultado final encontrado, confirma-se as linhas de pensamento defendidas no referencial teórico, sendo apresentados significativos resultados como: economia financeira de 26%; redução da quantidade de licitações em 17%; redução do nível médio de estoque em 53%; queda nos índices de falta de mercadorias em valores acima de 81% e redução no tempo de entrega de produtos e serviços aos setores demandantes de 85%. Assim, conclui-se que o conceito de que o Sistema de Compras Centralizadas com Registro de Preço é extremamente importante para uma gestão pública com maior nível de qualidade.
Descrição: BENTO, Antonio Ruy de Araujo. Aquisições por registro de preço com compras centralizadas: estudo de caso da Prefeitura Municipal de Dias D’Ávila - Bahia. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/977
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_antoniobento.pdf2018_mono_antoniobento.pdf650,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.