Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/979
Title: A efetividade da gestão de políticas públicas como instrumento de transformação social: um estudo comparativo entre São Francisco do Conde (BA) e Candeias (BA)
Authors: Santos, Fábio da Silva
Keywords: Mudança social - São Francisco do Conde (BA) - Candeias (BA)
Política pública
São Francisco do Conde (BA) - Política e governo
Issue Date: 14-Sep-2018
Citation: SANTOS, F. S. (2018)
Abstract: A implementação de direitos sociais previstos na Constituição Federal depende invariavelmente da efetivação de politicas públicas. Assim, o presente trabalho almeja demonstrar como a gestão pública pode ser determinante no processo de transformação social que é demandado pela Sociedade, tomando como parâmetro a realidade experimentada por alguns municípios que possuem em seus domínios a existência de petróleo, já que este fato possibilita um incremento de recursos públicos capaz de realizar o desenvolvimento social que a população, sobretudo a mais carente tanto almeja. Ademais, analisa a atuação da gestão a partir da frequente argumentação de que faz tudo que está ao seu alcance para implementar as políticas publicas, ainda que exista o obstáculo da falta de recursos. Além disso, a pesquisa busca verificar as alternativas postas à disposição da população para ganhar vez e voz no processo de formação e concretização de seus direitos, e assim suprir suas necessidades mais básicas, materializando o se convencionou chamar controle social. Por fim, a pesquisa sinaliza possíveis alternativas para a construção de um novo cenário no tocante à efetividade as políticas públicas, sobretudo através do processo de transparência, vez que do ponto de vista da gestão os avanços são sempre reais, enquanto que do ponto de vista da população as demandas não são satisfeitas em sua plenitude.
Description: SANTOS, Fábio da Silva. A efetividade da gestão de políticas públicas como instrumento de transformação social: um estudo comparativo entre São Francisco do Conde (BA) e Candeias (BA). 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/979
Appears in Collections:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_mono_fabiosantos.pdf2018_mono_fabiosantos.pdf645,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.