Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/998
Título: Biossegurança e serviços de Saúde
Título(s) alternativo(s): uma pesquisa investigativa sobre saberes e práticas dos agentes comunitários de Saúde
Autor(es): Costa, Mirtes de Oliveira
Palavras-chave: Agente Comunitário de Saúde
Exposição a Agentes Biológicos
Gestão de Riscos
Enfermagem
Data do documento: 2017
Citação: COSTA, M. O. (2017)
Resumo: O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um trabalhador que atua em importantes iniciativas do Ministério da Saúde. A categoria ergue-se com o surgimento do Programa Saúde da Família (PSF) e a ocupação compreende-se como um trabalho recheado de provocações. Para atalhar as adversidades, necessário seria o conhecimento, por parte da categoria, sobre Biossegurança. O objetivo da escrita foi investigar saberes e práticas dos ACSs do maciço de Baturité-CE sobre biossegurança e os riscos aos quais estão expostos. A pesquisa é de natureza quantitativa. Os resultados foram processados no Microsoft Excel® para Windows e Epi Info versão 7 (CDC-Atlanta). Foi feita estatística descritiva, com o cálculo de frequências absolutas e relativas, e analítica, pela aplicação do Teste Qui-Quadrado de Pearson para a análise de associação entre as variáveis qualitativas. Foram consideradas significativas as associações com P-valor menor que 0,005. Aderiram a pesquisa 238 ACSs entre 01 de janeiro e 30 de agosto de 2017. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética sob o Parecer Consubstanciado Nº 1.937.090. Mediante a pesquisa, observou-se inclusive, que a exposição aos riscos biológicos é uma realidade experimentada em todos os municípios. As qualificações mostraram-se deficientes e há ausência de conhecimento sobre biossegurança. Os desfechos obtidos pretendem sinalizar para a implementação de ações de educação continuada apontando-se também a insuficiência de produções relacionadas ao conteúdo.
Descrição: COSTA, Mirtes de Oliveira. Biossegurança e serviços de Saúde: uma pesquisa investigativa sobre saberes e práticas dos agentes comunitários de Saúde. 2017. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/998
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_mocosta.pdf2017_art_mocosta.pdf725,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.