Resumo:
O ensino de Ciências na década de 50 era definido por um método tradicional de
ensino, com a chegada de muitas tecnologias ocorreu uma mudança na forma de como se
era ensinado as ciências, contudo as tecnologias ainda influenciam o ensino de Ciências.
As mudanças no ensino são constantes e a experimentação surge como uma ferramenta
de ensino-aprendizagem com potencial para melhorar a qualidade de ensino, atrelada ao
conhecimento prévio do aluno é uma ferramenta de grande importância. Dessa forma,
esse trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da experimentação no ensino
de Ciências e propor um manual com algumas práticas experimentais simples visando
auxiliar os professores de Ciências no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi
realizada uma revisão bibliográfica, e aplicado um questionário com professores de uma
escola do município de Redenção. Com os resultados, constatou-se que os professores
não possuem formação na área específica e estão lecionando a mais de cinco anos, sem
serem capacitados para tal atividade. Diante dessa realidade, o trabalho traz uma proposta
de algumas práticas experimentais de fácil acesso e baixo custo para que sejam
socializadas e utilizadas pelos professores de Ciências do ensino fundamental da região.
Descrição:
CARDOSO, Jessica Tavares. A experimentação no ensino de ciências como ferramenta de ensino-aprendizagem nas escolas do município de Redenção-Ceará. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza,
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.