Resumo:
O Nordeste do Brasil se constitui como uma das áreas com maior morbimortalidade por
Doenças Tropicais Negligenciadas da América Latina. No total, vinte (20) doenças fazem
parte desta lista, o que exige profissionais de saúde capacitados para um cuidado integral. O
Objetivo do estudo foi caracterizar a abordagem curricular das Doenças Tropicais
Negligenciadas nos cursos de graduação em enfermagem de universidades públicas do Ceará.
Trata-se de um estudo descritivo-exploratório e documental, realizado a partir da análise dos
Projetos Pedagógico do Curso de cinco universidades públicas do estado do Ceará. A
pesquisa das universidades, foi realizada na plataforma do Cadastro do sistema eletrônico de
acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil (e-MEC),
utilizando critérios específicos. Das universidades, a saber: Universidade Estadual do Ceará;
Universidade Estadual Vale do Acaraú; Universidade Federal do Ceará; Universidade
Regional do Cariri; e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Todos os Projetos Pedagógico do Curso foram obtidos via e-mail, através de uma solicitação
realizada para a coordenação de curso de enfermagem de cada universidade acima
mencionada. Para a coleta de dados foi elaborado um instrumento com as seguintes variáveis:
abordada, disciplina, semestre, carga- horária. Das 20 Doenças Tropicais Negligenciadas,
apenas 8 (40%), foram encontradas na análise das ementas das 5 universidades. Dentre as que
foram abordadas; Hanseniase (9 disciplinas); Helmintos (5 disciplinas); Dengue,
Chikungunya e Leishmaniose (5 disciplinas); Teníase e Cisticercose, Micoses,
Esquistossomose e Doença de Chagas (1 disciplina). Sendo todas estas disciplinas
obrigatórias do curso. Das 5 universidades (100%), todas destacam estas doenças nas ementas
a partir do 3° semestre e não existe um processo continuo de abordagem curricular. São
poucos os componentes curriculares que abordam as doenças, de acordo com a análise das
ementas. Uma forma de contornar esta realidade, por mais que seja complexo dentro de
muitos conteúdos que compõem as ementas, seria a inclusão destas doenças como obrigatórias
nos cursos de saúde. Por outro lado, as universidades podem criar uma articulação entre elas e
outras instituições com intuito de; desenvolver projetos; aproximar pesquisadores nacionais e
internacionais que trabalham com robustez nas medidas de prevenção e controle; promover
também estágios extracurriculares que abarque a temática; e estimular a criação de grupos de
pesquisas nas universidades que trabalhem a temática junto à comunidade. “Dessa forma
espera-se que fortalecer o currículo do curso e subsequentemente aprofundar a
instrumentação técnica dos enfermeiros na prática clínica das Doenças Tropicais
Negligenciadas.
Descrição:
TEIXEIRA, Askanio Batista. Abordagem das Doenças Tropicais Negligenciadas nos Cursos de Graduação em Enfermagem de Universidades Públicas do Ceará.
Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde,
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.