Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4446
Título: Abordagem das Doenças Tropicais Negligenciadas nos Cursos de Graduação em Enfermagem de Universidades Públicas do Ceará
Autor(es): Teixeira, Askanio Batista
Palavras-chave: Doenças Tropicais Negligenciadas
Universidades
Enfermagem
Data do documento: 14-Fev-2022
Citação: TEIXEIRA, A. B. (2022)
Resumo: O Nordeste do Brasil se constitui como uma das áreas com maior morbimortalidade por Doenças Tropicais Negligenciadas da América Latina. No total, vinte (20) doenças fazem parte desta lista, o que exige profissionais de saúde capacitados para um cuidado integral. O Objetivo do estudo foi caracterizar a abordagem curricular das Doenças Tropicais Negligenciadas nos cursos de graduação em enfermagem de universidades públicas do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório e documental, realizado a partir da análise dos Projetos Pedagógico do Curso de cinco universidades públicas do estado do Ceará. A pesquisa das universidades, foi realizada na plataforma do Cadastro do sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil (e-MEC), utilizando critérios específicos. Das universidades, a saber: Universidade Estadual do Ceará; Universidade Estadual Vale do Acaraú; Universidade Federal do Ceará; Universidade Regional do Cariri; e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Todos os Projetos Pedagógico do Curso foram obtidos via e-mail, através de uma solicitação realizada para a coordenação de curso de enfermagem de cada universidade acima mencionada. Para a coleta de dados foi elaborado um instrumento com as seguintes variáveis: abordada, disciplina, semestre, carga- horária. Das 20 Doenças Tropicais Negligenciadas, apenas 8 (40%), foram encontradas na análise das ementas das 5 universidades. Dentre as que foram abordadas; Hanseniase (9 disciplinas); Helmintos (5 disciplinas); Dengue, Chikungunya e Leishmaniose (5 disciplinas); Teníase e Cisticercose, Micoses, Esquistossomose e Doença de Chagas (1 disciplina). Sendo todas estas disciplinas obrigatórias do curso. Das 5 universidades (100%), todas destacam estas doenças nas ementas a partir do 3° semestre e não existe um processo continuo de abordagem curricular. São poucos os componentes curriculares que abordam as doenças, de acordo com a análise das ementas. Uma forma de contornar esta realidade, por mais que seja complexo dentro de muitos conteúdos que compõem as ementas, seria a inclusão destas doenças como obrigatórias nos cursos de saúde. Por outro lado, as universidades podem criar uma articulação entre elas e outras instituições com intuito de; desenvolver projetos; aproximar pesquisadores nacionais e internacionais que trabalham com robustez nas medidas de prevenção e controle; promover também estágios extracurriculares que abarque a temática; e estimular a criação de grupos de pesquisas nas universidades que trabalhem a temática junto à comunidade. “Dessa forma espera-se que fortalecer o currículo do curso e subsequentemente aprofundar a instrumentação técnica dos enfermeiros na prática clínica das Doenças Tropicais Negligenciadas.
Descrição: TEIXEIRA, Askanio Batista. Abordagem das Doenças Tropicais Negligenciadas nos Cursos de Graduação em Enfermagem de Universidades Públicas do Ceará. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4446
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASKANIO BATISTA TEIXEIRA Artigo.pdf2022_art_asteixeira.pdf625,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.