Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1030
Title: | Políticas Públicas Educacionais de combate à evasão escolar |
Other Titles: | o caso do ensino médio de Mulungu-CE |
Authors: | Costa, Antônia Lucivânia Alves |
Keywords: | Evasão Escolar Educação - Ensino Médio Políticas Públicas Educacionais |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | COSTA, A. L. A. (2017) |
Abstract: | Um dos grandes problemas que a educação brasileira tem enfrentado durante muitos anos é a questão do abandono e da evasão escolar, que ocupa espaço nas discussões sobre políticas públicas para combater ou pelo menos minimizar esse fator. Diante dessa realidade, o objetivo que orienta esta pesquisa buscou compreender as políticas públicas educacionais (programas e projetos) utilizadas para combater ou minimizar a evasão escolar na Escola de Ensino Médio Professor Milton Façanha Abreu, no município de Mulungu-Ceará. Para obter uma explicação e compreensão mais ampla, a presente pesquisa é de abordagem qualitativa, considerando que foca na compreensão dos fenômenos. O procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso, uma vez que é a única escola de ensino médio existente no município. Procurou-se trazer um estudo sobre as causas da evasão escolar segundo alguns autores, bem como demonstrações dos índices nas esferas nacional, regional, estadual e municipal, trazendo também uma síntese das políticas educacionais existentes. Através de questionários aplicados às turmas de primeiros e terceiros anos, distribuídos nos turnos manhã e tarde, foram coletados os dados necessários para o trabalho e, através de análises e observações, concluiu-se que a escola tem progredido gradativamente visando a resultados cada vez mais satisfatórios, mostrando que os próprios alunos se interessaram por se mobilizar na melhoria do ambiente escolar e na permanência do aluno na escola. |
Description: | COSTA, Antônia Lucivânia Alves. Políticas Públicas Educacionais de combate à evasão escolar: o caso do ensino médio de Mulungu-CE. 2017. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017 |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1030 |
Appears in Collections: | Monografias - Administração Pública Presencial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Antônia Lucivânia Alves Costa.pdf | 2017_mono_alacosta.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.