Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1406
Title: Implantação de políticas públicas de arquivo na Administração Pública: análise do caso da Prefeitura Municipal de Camaçari - BA
Authors: Ramos, Ana Paula dos Santos
Keywords: Arquivos - Legislação - Camaçari (BA)
Arquivos públicos - Camaçari (BA)
Políticas públicas
Prefeitura Municipal de Camaçari
Issue Date: 28-Jun-2018
Citation: RAMOS, A. P. S. (2018)
Abstract: No presente trabalho apresenta-se uma abordagem a respeito da implantação de Política Pública de Arquivo na esfera municipal, especificamente na Prefeitura Municipal de Camaçari Ba. A pesquisa objetiva identificar os entraves que impedem a adoção de políticas públicas de arquivo no âmbito das Instituições Públicas, para tanto busca identificar as ações necessárias para implantação da política pública de arquivo no âmbito municipal e analisar quais ações em prol desta implantação já foram adotadas no Município de Camaçari – Bahia. Considerando que as Instituições Públicas são obrigadas por lei a promover a gestão dos documentos produzidos e recebidos por ela no desempenho de suas funções, nota-se aí a importância e pertinência desta reflexão envolvendo a Administração Pública, tratamento documental e a implantação de políticas públicas de arquivo. Para elaboração desta pesquisa foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica, utilizando como fontes: livros, artigos, publicações, editoriais, revistas eletrônicas e trabalhos acadêmicos nas áreas de Ciência da Informação, Políticas Públicas, Arquivologia e Administração Pública que servirão de alicerce para os argumentos acerca do assunto. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista com integrantes da Comissão de Reestruturação de Arquivo Público Municipal, nomeada em 2014, que pretendia resolver as questões inerentes aos documentos municipais. A entrevista teve a pretensão de avaliar o trabalho realizado pela comissão e identificar quais as ações contribuíram ou impediram o município de implantar a política pública de arquivo. Pretende-se com esse trabalho, suscitar discussões e reflexões a respeito da importância da implantação de políticas públicas de arquivo nas esferas da Administração Pública como ferramenta de transparência das ações governamentais, controle social e fortalecimento dos direitos democráticos.
Description: RAMOS, Ana Paula dos Santos. Implantação de políticas públicas de arquivo na Administração Pública: análise do caso da Prefeitura Municipal de Camaçari - BA. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: http://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1406
Appears in Collections:Monografia - Especialização em Gestão Pública Municipal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_mono_anapaularamos.pdf2018_mono_anapaularamos.pdf233.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.