Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1613
Título : | Facebook como recurso pedagógico nas aulas de sociologia e o exercício do protagonismo juvenil |
Otros títulos : | relato de uma prática docente |
Autor : | Alves, Antônio Erlanilson Tavares |
Palabras clave : | Facebook Protagonismo Juvenil Ensino de Sociologia |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | ALVES, A. E. T. (2017) |
Resumen : | Este trabalho, como relato de uma prática pedagógica, tem por objetivo mostrar como o uso da rede social, Facebook, foi utilizada pelo projeto Sociologando com o Saraiva, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Padre Saraiva Leão na cidade de Redenção/Ceará. Dessa forma, apresenta-se o recurso das redes sociais para a dinamização das aulas de Sociologia sem extinguir o modelo tradicional de ensino, já que a tecnologia, seja pelo Notebook ou celular, está presente no cotidiano dos estudantes. As pessoas estão o tempo todo conversando, interagindo, informando-se e se divertindo. Assim, pretende-se mostrar como é possível se utilizar das redes sociais para aprimorar as possibilidades de aprendizagem, contribuindo para o conhecimento do aluno em um espaço interativo e de acordo com a sua linguagem. Compreende-se que estes espaços possam favorecer o exercício do protagonismo, uma vez que o aluno será capaz de conhecer, opinar, discutir, elaborar ideias, dar sugestões e propor soluções para os problemas vivenciados a sua volta, desenvolvendo seu pensamento crítico. Da análise do projeto, compreendeu-se que o Sociologando com Saraiva proporcionou aos estudantes condições de serem capazes de expressar seus próprios pensamentos, bem como uma maior aproximação com o professor da disciplina. Outro ponto positivo foi o resgate ao sentimento de pertença ao meio, pois os alunos sentiam-se importantes na construção coletiva do projeto. |
Descripción : | ALVES, Antonio Erlanilson Tavares. Facebook como recurso pedagógico nas aulas de sociologia e o exercicio do protagonismo juvenil: relato de uma prática docente. 2018. 12 f. Artigo(Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades - Ih, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1613 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Sociologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTONIO ERLANILSON TAVARES ALVES TCC.pdf | 2018_art_aetalves | 658,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.