Please use this identifier to cite or link to this item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1613
Title: | Facebook como recurso pedagógico nas aulas de sociologia e o exercício do protagonismo juvenil |
Other Titles: | relato de uma prática docente |
Authors: | Alves, Antônio Erlanilson Tavares |
Keywords: | Facebook Protagonismo Juvenil Ensino de Sociologia |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | ALVES, A. E. T. (2017) |
Abstract: | Este trabalho, como relato de uma prática pedagógica, tem por objetivo mostrar como o uso da rede social, Facebook, foi utilizada pelo projeto Sociologando com o Saraiva, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Padre Saraiva Leão na cidade de Redenção/Ceará. Dessa forma, apresenta-se o recurso das redes sociais para a dinamização das aulas de Sociologia sem extinguir o modelo tradicional de ensino, já que a tecnologia, seja pelo Notebook ou celular, está presente no cotidiano dos estudantes. As pessoas estão o tempo todo conversando, interagindo, informando-se e se divertindo. Assim, pretende-se mostrar como é possível se utilizar das redes sociais para aprimorar as possibilidades de aprendizagem, contribuindo para o conhecimento do aluno em um espaço interativo e de acordo com a sua linguagem. Compreende-se que estes espaços possam favorecer o exercício do protagonismo, uma vez que o aluno será capaz de conhecer, opinar, discutir, elaborar ideias, dar sugestões e propor soluções para os problemas vivenciados a sua volta, desenvolvendo seu pensamento crítico. Da análise do projeto, compreendeu-se que o Sociologando com Saraiva proporcionou aos estudantes condições de serem capazes de expressar seus próprios pensamentos, bem como uma maior aproximação com o professor da disciplina. Outro ponto positivo foi o resgate ao sentimento de pertença ao meio, pois os alunos sentiam-se importantes na construção coletiva do projeto. |
Description: | ALVES, Antonio Erlanilson Tavares. Facebook como recurso pedagógico nas aulas de sociologia e o exercicio do protagonismo juvenil: relato de uma prática docente. 2018. 12 f. Artigo(Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades - Ih, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1613 |
Appears in Collections: | Artigo - Sociologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANTONIO ERLANILSON TAVARES ALVES TCC.pdf | 2018_art_aetalves | 658,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.