Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2249
Title: | O ensino da língua Portuguesa na Guiné Bissau: uma análise do Programa de ensino da Língia Portuguesa nas escolas públicas de Guiné-Bissau-Kwame N"Krumah, Rui Barcelo da Cunha e Agostinho Neto |
Authors: | Encanha, Vania Imbali |
Issue Date: | 30-Oct-2018 |
Citation: | ENCANHA, Vania Imbali |
Abstract: | O presente trabalho se propõe a ser uma reflexão acerca do programa de ensino da língua portuguesa na Guiné-Bissau, a partir de análise do documento norteador utilizado no 3º ciclo, isto é, 7º, 8º e 9º ano, das escolas Kwame N’krumah, Rui Barcelo da Cunha e Agostinho Neto. Metodologicamente, propusemos questões centrais para análise do que o programa prevê para o desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão oral, escrita e gramática. Baseamo-nos, teoricamente, em Batista (2007),Antunes (2015), Almeida Filho (2015), Travaglia (1998) para respaldar nossa discussão acerca do ensino de português como língua materna e como língua estrangeira. A análise do programa apontou que o ensino da língua portuguesa privilegia o domínio metalinguístico, de forma descontextualizada, e não tem elementos suficientes que possam servir de apoio para os professores da língua portuguesa, considerada a realidade multilíngue da Guiné-Bissau. |
Description: | ENCANHA, Vania Imbali.O ensino da língua Portuguesa na Guiné Bissau: uma análise do Programa de ensino da Língia Portuguesa nas escolas públicas de Guiné-Bissau-Kwame N"Krumah, Rui Barcelo da Cunha e Agostinho Neto. 2018. 24f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2249 |
Appears in Collections: | Artigo - Letras Língua portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VANIA IMBALI ENCANHA TCC.pdf | 479,8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.