Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2258
Título : | Avaliação do uso do Repositório Institucional da UNILAB pelos discentes de graduação |
Autor : | Lima, Silvana Maria Araújo |
Palabras clave : | Repositório Institucional Usabilidade do repositório Acesso à informação |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | LIMA, S. M. A. (2021) |
Resumen : | Com o uso intensivo das tecnologias, em especial, as tecnologias digitais de informação e de comunicação (TDIC’s), a Ciência da Informação é uma área interdisciplinar onde abrange diversas ciências, dentre elas a Biblioteconomia, que desde a sua existência promove a coleta, organização, disseminação e uso da informação. A biblioteca universitária está imersa nesse contexto de grande volume informacional e necessita utilizar eficientemente as novas tecnologias como, por exemplo, o DSpace para a criação e implantação do Repositório Institucional, base de dados online que reúne, de maneira organizada, a produção científica de uma instituição acadêmica e científica. Os repositórios digitais são bases de dados desenvolvidas para reunir, organizar e tornar mais acessível a produção científica dos pesquisadores e proporcionam a maximização do acesso à informação científica, objetivando contribuição para a produção de conhecimento. Esta pesquisa objetiva “analisar a usabilidade do Repositório Institucional da UNILAB, na perspectiva dos discentes de graduação da instituição”. Os objetivos específicos são: “analisar – à luz da teoria estudada sobre a estrutura e funcionamento dos repositórios – as suas possibilidades de interface com os usuários; “analisar o Repositório Institucional da UNILAB, com vistas a aferir o grau de conhecimento dele pelos alunos/usuários da universidade; analisar – com base na teoria sobre busca e recuperação da informação em repositórios – como os usuários avaliam o repositório; aferir a mediação do bibliotecário com os alunos no uso do repositório durante a oficina; analisar a intervenção durante a oficina, com vistas a aferir o conhecimento prévio dos alunos sobre o repositório. De natureza qualitativa, aplicou-se pré-teste e questionário para responder parte dos objetivos e de dados quantitativos (estatística do Repositório) da UNILAB, para atender a critérios desta natureza. O método científico deste estudo exploratório utilizado foi o Funcionalismo, apoiou-se em uma intervenção aos discentes de graduação, por meio de uma oficina, onde foi possível perceber a usabilidade do Repositório Institucional e suas formas de uso. |
Descripción : | LIMA, Silvana Maria Araújo. Avaliação do uso do Repositório Institucional da UNILAB pelos discentes de graduação. Orientadora: Andréa Soares Rocha da Silva. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2258 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações - Técnicos Administrativos em Educação ( TAEs) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_smalima.pdf | dis Silvana Araújo | 2,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.