Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2258
Título: Avaliação do uso do Repositório Institucional da UNILAB pelos discentes de graduação
Autor(es): Lima, Silvana Maria Araújo
Palavras-chave: Repositório Institucional
Usabilidade do repositório
Acesso à informação
Data do documento: 2021
Citação: LIMA, S. M. A. (2021)
Resumo: Com o uso intensivo das tecnologias, em especial, as tecnologias digitais de informação e de comunicação (TDIC’s), a Ciência da Informação é uma área interdisciplinar onde abrange diversas ciências, dentre elas a Biblioteconomia, que desde a sua existência promove a coleta, organização, disseminação e uso da informação. A biblioteca universitária está imersa nesse contexto de grande volume informacional e necessita utilizar eficientemente as novas tecnologias como, por exemplo, o DSpace para a criação e implantação do Repositório Institucional, base de dados online que reúne, de maneira organizada, a produção científica de uma instituição acadêmica e científica. Os repositórios digitais são bases de dados desenvolvidas para reunir, organizar e tornar mais acessível a produção científica dos pesquisadores e proporcionam a maximização do acesso à informação científica, objetivando contribuição para a produção de conhecimento. Esta pesquisa objetiva “analisar a usabilidade do Repositório Institucional da UNILAB, na perspectiva dos discentes de graduação da instituição”. Os objetivos específicos são: “analisar – à luz da teoria estudada sobre a estrutura e funcionamento dos repositórios – as suas possibilidades de interface com os usuários; “analisar o Repositório Institucional da UNILAB, com vistas a aferir o grau de conhecimento dele pelos alunos/usuários da universidade; analisar – com base na teoria sobre busca e recuperação da informação em repositórios – como os usuários avaliam o repositório; aferir a mediação do bibliotecário com os alunos no uso do repositório durante a oficina; analisar a intervenção durante a oficina, com vistas a aferir o conhecimento prévio dos alunos sobre o repositório. De natureza qualitativa, aplicou-se pré-teste e questionário para responder parte dos objetivos e de dados quantitativos (estatística do Repositório) da UNILAB, para atender a critérios desta natureza. O método científico deste estudo exploratório utilizado foi o Funcionalismo, apoiou-se em uma intervenção aos discentes de graduação, por meio de uma oficina, onde foi possível perceber a usabilidade do Repositório Institucional e suas formas de uso.
Descrição: LIMA, Silvana Maria Araújo. Avaliação do uso do Repositório Institucional da UNILAB pelos discentes de graduação. Orientadora: Andréa Soares Rocha da Silva. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2258
Aparece nas coleções:Dissertações - Técnicos Administrativos em Educação ( TAEs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_smalima.pdfdis Silvana Araújo2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.