Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2278
Title: | Ensinar a Sociologia para mim não é só ensinar é resgatar vidas: identidade docente e os desafios de ser professor de Sociologia |
Authors: | Dias, Honorata |
Keywords: | Identidade Docente Ensino de Sociologia Ensino médio |
Issue Date: | 25-Dec-2017 |
Citation: | DIAS, H. (2018) |
Abstract: | O estudo tem como objetivo analisar a construção da identidade docente do professor de sociologia e sua relação com a prática da profissão. Para tanto, destaco, os desafios de ser professor de sociologia, bem como as suas consequências (mal-estar docente). Para compreender o conceito da identidade e a construção da identidade docente dialoguei com os autores Stuart Hall e Kathryn Woodward (2007); António Nóvoa (1992); Amélia Lopes (1992); Maurice Tardif (2014). A pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de dois (02) professores de sociologia de escola pública do ensino médio, na cidade de Redenção-CE, que ressaltaram como é ser professor, e os desafios do ser professor de sociologia no Brasil de acordo com percepções sobre o processo de construção da identidade docente. Assim foi possível destacar as dificuldades e resistências encontradas na profissão e no ensino de sociologia no País. |
Description: | DIAS, Honorata.Ensinar a Sociologia para mim não é só ensinar é resgatar vidas: identidade docente e os desafios de ser professor de Sociologia. 2017. 20f. Artigo (Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2278 |
Appears in Collections: | Artigo - Sociologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HONORATA DIAS TCC Artigo.pdf | 2017_art_hdias.pdf | 426,13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.