Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2842
Title: | Educação guineense na concepção de Paulo Freire: Cartas à Guiné-Bissau: Registros de uma experiência em processo |
Authors: | Sanca, Dimar Monteiro |
Keywords: | Educação Emancipação Desenvolvimento Estado-nação |
Issue Date: | 17-Dec-2015 |
Citation: | SANCA, D. M. (2015) |
Abstract: | Este Trabalho tem como objetivo analisar a importância da pedagogia de Paulo Freire para o desenvolvimento de Guiné-Bissau no campo da educação formal. Sustenta-se que o processo educativo é um instrumento da mudança social e libertação dos sujeitos por meio de uma visão crítico-reflexiva. Partindo do pressuposto que a educação formal deveria estar associada ao trabalho produtivo do campo – criação de uma nova prática educativa que estabeleceria um incessante diálogo, de igual modo, com o projeto de uma nova sociedade levando em consideração os problemas e desafios que atuam no âmbito dos países recémdescolonizados, inclusive os processos de globalização e transnacionalização do capitalismo. O trabalho destaca esses problemas e desafios através da análise dos contextos históricos e aponta uma visão emancipatória e progressista para transformação socioeconômica em Guiné-Bissau através dos ensinamentos de Paulo Freire. |
Description: | SANCA, Dimar Monteiro. Educação guineense na concepção de Paulo Freire: Cartas à Guiné-Bissau: Registros de uma experiência em processo. 61 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação em Humanidades Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2015. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2842 |
Appears in Collections: | Monografia - Bacharelado em Humanidades - Ceará |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC PRONTO DIMAR Trocar.pdf | 2015_mono_dmsanca.pdf. | 626,9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.