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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2842
Título: | Educação guineense na concepção de Paulo Freire: Cartas à Guiné-Bissau: Registros de uma experiência em processo |
Autor(es): | Sanca, Dimar Monteiro |
Palavras-chave: | Educação Emancipação Desenvolvimento Estado-nação |
Data do documento: | 17-Dez-2015 |
Citação: | SANCA, D. M. (2015) |
Resumo: | Este Trabalho tem como objetivo analisar a importância da pedagogia de Paulo Freire para o desenvolvimento de Guiné-Bissau no campo da educação formal. Sustenta-se que o processo educativo é um instrumento da mudança social e libertação dos sujeitos por meio de uma visão crítico-reflexiva. Partindo do pressuposto que a educação formal deveria estar associada ao trabalho produtivo do campo – criação de uma nova prática educativa que estabeleceria um incessante diálogo, de igual modo, com o projeto de uma nova sociedade levando em consideração os problemas e desafios que atuam no âmbito dos países recémdescolonizados, inclusive os processos de globalização e transnacionalização do capitalismo. O trabalho destaca esses problemas e desafios através da análise dos contextos históricos e aponta uma visão emancipatória e progressista para transformação socioeconômica em Guiné-Bissau através dos ensinamentos de Paulo Freire. |
Descrição: | SANCA, Dimar Monteiro. Educação guineense na concepção de Paulo Freire: Cartas à Guiné-Bissau: Registros de uma experiência em processo. 61 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação em Humanidades Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2015. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2842 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Bacharelado em Humanidades |
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