Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2842
Título: Educação guineense na concepção de Paulo Freire: Cartas à Guiné-Bissau: Registros de uma experiência em processo
Autor(es): Sanca, Dimar Monteiro
Palavras-chave: Educação
Emancipação
Desenvolvimento
Estado-nação
Data do documento: 17-Dez-2015
Citação: SANCA, D. M. (2015)
Resumo: Este Trabalho tem como objetivo analisar a importância da pedagogia de Paulo Freire para o desenvolvimento de Guiné-Bissau no campo da educação formal. Sustenta-se que o processo educativo é um instrumento da mudança social e libertação dos sujeitos por meio de uma visão crítico-reflexiva. Partindo do pressuposto que a educação formal deveria estar associada ao trabalho produtivo do campo – criação de uma nova prática educativa que estabeleceria um incessante diálogo, de igual modo, com o projeto de uma nova sociedade levando em consideração os problemas e desafios que atuam no âmbito dos países recémdescolonizados, inclusive os processos de globalização e transnacionalização do capitalismo. O trabalho destaca esses problemas e desafios através da análise dos contextos históricos e aponta uma visão emancipatória e progressista para transformação socioeconômica em Guiné-Bissau através dos ensinamentos de Paulo Freire.
Descrição: SANCA, Dimar Monteiro. Educação guineense na concepção de Paulo Freire: Cartas à Guiné-Bissau: Registros de uma experiência em processo. 61 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação em Humanidades Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2015.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2842
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PRONTO DIMAR Trocar.pdf2015_mono_dmsanca.pdf.626,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.