Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2894
Title: Resistência cultural no Maciço de Baturité: Estudo de caso do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga (1999-2015).
Authors: Silva, Priscila Oliveira Da
Keywords: Cultura
Jazz
Blues
Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga
Issue Date: 2015
Citation: SILVA, P. O. (2015)
Abstract: O estudo em tela tem como objetivo refletir acerca da manifestação cultural no Maciço de Baturité, em especial Guaramiranga, para além de eventos isolados como shows e apresentação teatrais da cidade, mas também de referências históricas, costumes, condutas, desejos e reflexões. A metodologia utilizada nesse trabalho baseia-se na pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas 03 (três) entrevistas semiestruturadas com idealizadores e produtores do “Festival de Jazz e Blues” e com um associado da Associação Amigos da Arte de Guaramiranga - AGUA, bem como observação participante durante o Festival de 2012/2013/2014. Após análise, destaca-se que o Festival surgiu como uma forma de resistência ao carnaval do litoral cearense, cuja cultura local era do mela-mela e música pernambucana e baiana e a ausência de “outras” alternativas àquele modus operandi de carnavais na capital e em outras cidades do Estado. Ao mesmo tempo, percebe-se que a questão de resistência não desponta como a afirmação da cultura afro-americana, possível a partir da escolha do gênero jazz e o blues, reconhecidamente como a música dos negros.
Description: SILVA, Priscila Oliveira Da. Resistência cultural no Maciço de Baturité: estudo de caso do festival de Jazz e Blues de Guaramiranga (1999-2015). 48 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2015
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2894
Appears in Collections:Monografia - Bacharelado em Humanidades - Ceará

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priscila Oliveira da Silva.pdf2015_mono_podasilva.pdf.877,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.