Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2909
Título : O que dizem as pesquisas sobre o contexto educacional na África lusófona? Um mapeamento da produção técnico-científica sobre educação na Guiné-Bissau
Autor : Sampa, Pascoal Jorge
Palabras clave : Educação e Estado
Guiné-Bissau
Educação
Pesquisa em educação
África portuguesa
Fecha de publicación : 6-dic-2016
Citación : SAMPA, P. J. (2016)
Resumen : O objetivo do nosso estudo é contribuir para a construção de análises do sistema educativo guineense, por meio de uma elaboração crítica do estado da arte, da pesquisa sobre educação na Guiné-Bissau. Esperamos, com este trabalho, colaborar para propiciar uma compreensão melhor sobre os principais desafios e obstáculos a serem enfrentados, no que diz respeito a esse campo de conhecimento tão importante para o país. Adota, neste trabalho, o levantamento de dados, como procedimento metodológico que vai nos permitir o acesso aos dados que são pertinentes para a execução do trabalho, tanto como materiais para embasamento da pesquisa, como para construção do quadro que ilustra o mapa das produções feitas na área da educação guineense. O levantamento foi feito a partir dos textos elaborados por pesquisadores que enveredaram por esse caminho, tanto guineenses como estrangeiros, além da contribuição de alguns Organismos Internacionais e ONGs que atuam na educação na Guiné-Bissau. A ampliação das pesquisas sobre educação traria conhecimentos importantes, através das produções críticas que possam fornecer analises (avaliações), levando em considerações o contexto político e histórico do país e também as suas diversidades, tanto linguística como cultural. O trabalho ofereceu uma visão mais ampla e histórica do quadro político da educação no país. Portanto, houve um grande esforço por parte dos pesquisadores, o que mostra que nos últimos anos vem sendo elaborados muitos trabalhos sobre a educação na GuinéBissau.
Descripción : SAMPA, Pascoal Jorge. O que dizem as pesquisas sobre o contexto educacional na África lusófona? Um mapeamento da produção técnico-científica sobre educação na Guiné-Bissau. 65 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2016.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2909
Aparece en las colecciones: Monografia - Bacharelado em Humanidades - Ceará

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Pascoal.pdf2016_mono_pjsampa.pdf.1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.