Please use this identifier to cite or link to this item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2909
Title: | O que dizem as pesquisas sobre o contexto educacional na África lusófona? Um mapeamento da produção técnico-científica sobre educação na Guiné-Bissau |
Authors: | Sampa, Pascoal Jorge |
Keywords: | Educação e Estado Guiné-Bissau Educação Pesquisa em educação África portuguesa |
Issue Date: | 6-Dec-2016 |
Citation: | SAMPA, P. J. (2016) |
Abstract: | O objetivo do nosso estudo é contribuir para a construção de análises do sistema educativo guineense, por meio de uma elaboração crítica do estado da arte, da pesquisa sobre educação na Guiné-Bissau. Esperamos, com este trabalho, colaborar para propiciar uma compreensão melhor sobre os principais desafios e obstáculos a serem enfrentados, no que diz respeito a esse campo de conhecimento tão importante para o país. Adota, neste trabalho, o levantamento de dados, como procedimento metodológico que vai nos permitir o acesso aos dados que são pertinentes para a execução do trabalho, tanto como materiais para embasamento da pesquisa, como para construção do quadro que ilustra o mapa das produções feitas na área da educação guineense. O levantamento foi feito a partir dos textos elaborados por pesquisadores que enveredaram por esse caminho, tanto guineenses como estrangeiros, além da contribuição de alguns Organismos Internacionais e ONGs que atuam na educação na Guiné-Bissau. A ampliação das pesquisas sobre educação traria conhecimentos importantes, através das produções críticas que possam fornecer analises (avaliações), levando em considerações o contexto político e histórico do país e também as suas diversidades, tanto linguística como cultural. O trabalho ofereceu uma visão mais ampla e histórica do quadro político da educação no país. Portanto, houve um grande esforço por parte dos pesquisadores, o que mostra que nos últimos anos vem sendo elaborados muitos trabalhos sobre a educação na GuinéBissau. |
Description: | SAMPA, Pascoal Jorge. O que dizem as pesquisas sobre o contexto educacional na África lusófona? Um mapeamento da produção técnico-científica sobre educação na Guiné-Bissau. 65 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2016. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2909 |
Appears in Collections: | Monografia - Bacharelado em Humanidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Pascoal.pdf | 2016_mono_pjsampa.pdf. | 1,42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.