Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2976
Title: | Imagens de controle, racismo, sexismo e pobreza: autodefinição, luta e resistência de mulheres negras |
Authors: | Jesus, Lavínia Rodrigues de |
Keywords: | Negras - Brasil Pobreza - Brasil Racismo na imprensa - Brasil Sexismo - Brasil |
Issue Date: | 14-Feb-2022 |
Citation: | JESUS, L. R. (2022) |
Abstract: | A representação das mulheres negras ainda está associada à subalternização, à subserviência e à hipersexualização (Collins, 2019). A partir desse pensamento, realizamos uma pesquisa com o objetivo de analisar a representação da mulher negra em revistas, jornais e em personagens de novelas e, para tanto, valemo-nos da abordagem dos conceitos de imagem de controle, discutidos por Collins (2019) e do pensamento de Gonzalez (2020). De acordo com Collins (2019), as imagens de controle são traçadas para fazer com que o racismo, o sexismo, a pobreza e outras formas de injustiça social pareçam naturais, normais e inevitáveis na vida cotidiana. A análise dos dados mostra que as imagens de controle solidificam matrizes de dominação, mas também ressaltamos como essas imagens podem ser interrompidas através da autodefinição de mulheres negras. |
Description: | JESUS, Lavínia Rodrigues de. Imagens de controle, racismo, sexismo e pobreza: autodefinição, luta e resistência de mulheres negras. 2022. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2976 |
Appears in Collections: | Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_arti_laviniajesus.pdf | 2022_arti_laviniajesus.pdf | 393,68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.