Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2999
Título : | Praticabilidade do ensino bilíngue na ilha de Bubaque, Guiné-Bissau: línguas maternas, saberes locais e a Educação |
Autor : | Rosário, Flávio |
Palabras clave : | Apoio ao Ensino Bilíngue das Ilhas Bijagós (Projeto) Educação bilíngue - Bubaque (Guiné-Bissau) Escola Totokam - Estudos de caso |
Fecha de publicación : | 3-ago-2022 |
Citación : | ROSÁRIO, F. (2022) |
Resumen : | O presente texto tematiza a respeito da Educação Bilíngue (EB) na Guiné-Bissau. A pesquisa tem por finalidade estudar a prática do ensino bilíngue na Ilha de Bubaque e de conhecer os conceitos e os fundamentos da Educação Bilíngue, de modo a investigar como se dão as estratégias de ensino bilíngue desenvolvidas em uma escola bilíngue (Totokam) a partir Projeto de Apoio ao Ensino Bilíngue das Ilhas Bijagós (PAEBB). Pauta-se metodologicamente na técnica bibliográfica e na apresentação dos dados coletados, por meio de entrevista, que desenham as percepções dos/as estudantes e professores/as de referida escola. Os dados foram analisados e discutidos, a partir de categorias. Assim, este artigo está dividido em três seções, a saber: a) trazida uma reflexão teórica sobre história, educação, língua e cultura e suas relações; b) abordados os conceitos de educação bilíngue e multilíngue; c) a partir dos resultados e discussões apresentados, serão abordadas as práticas do ensino bilíngue no setor de Bubaque/Guiné-Bissau, seus limites e possibilidades, com uma análise detalhada das falas dos professores, dos/as alunos/as e do diretor da escola, participantes deste estudo. Conclui-se que a Educação Bilíngue no contexto pesquisado de algum modo ajuda o/a aluno/a a desenvolver a sua capacidade cognitiva e de outro a ter o conhecimento da própria cultura, seus costumes e valores, considerando os aspectos da sociedade da qual faz parte. |
Descripción : | ROSÁRIO, Flávio. Praticabilidade do ensino bilíngue na ilha de Bubaque, Guiné-Bissau: línguas maternas, saberes locais e a Educação. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2999 |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_arti_flaviorosario.pdf | 2022_arti_flaviorosario.pdf | 636,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.