Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2999
Título: Praticabilidade do ensino bilíngue na ilha de Bubaque, Guiné-Bissau: línguas maternas, saberes locais e a Educação
Autor(es): Rosário, Flávio
Palavras-chave: Apoio ao Ensino Bilíngue das Ilhas Bijagós (Projeto)
Educação bilíngue - Bubaque (Guiné-Bissau)
Escola Totokam - Estudos de caso
Data do documento: 3-Ago-2022
Citação: ROSÁRIO, F. (2022)
Resumo: O presente texto tematiza a respeito da Educação Bilíngue (EB) na Guiné-Bissau. A pesquisa tem por finalidade estudar a prática do ensino bilíngue na Ilha de Bubaque e de conhecer os conceitos e os fundamentos da Educação Bilíngue, de modo a investigar como se dão as estratégias de ensino bilíngue desenvolvidas em uma escola bilíngue (Totokam) a partir Projeto de Apoio ao Ensino Bilíngue das Ilhas Bijagós (PAEBB). Pauta-se metodologicamente na técnica bibliográfica e na apresentação dos dados coletados, por meio de entrevista, que desenham as percepções dos/as estudantes e professores/as de referida escola. Os dados foram analisados e discutidos, a partir de categorias. Assim, este artigo está dividido em três seções, a saber: a) trazida uma reflexão teórica sobre história, educação, língua e cultura e suas relações; b) abordados os conceitos de educação bilíngue e multilíngue; c) a partir dos resultados e discussões apresentados, serão abordadas as práticas do ensino bilíngue no setor de Bubaque/Guiné-Bissau, seus limites e possibilidades, com uma análise detalhada das falas dos professores, dos/as alunos/as e do diretor da escola, participantes deste estudo. Conclui-se que a Educação Bilíngue no contexto pesquisado de algum modo ajuda o/a aluno/a a desenvolver a sua capacidade cognitiva e de outro a ter o conhecimento da própria cultura, seus costumes e valores, considerando os aspectos da sociedade da qual faz parte.
Descrição: ROSÁRIO, Flávio. Praticabilidade do ensino bilíngue na ilha de Bubaque, Guiné-Bissau: línguas maternas, saberes locais e a Educação. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2999
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_flaviorosario.pdf2022_arti_flaviorosario.pdf636,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.