Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3194
Título : | O olhar educacional inclusivo na escola de ensino fundamental do município de Guaiuba |
Autor : | Oliveira, Francisco Ferreira de |
Palabras clave : | Surdez Inclusão - Surdos Ensino regular |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | OLIVEIRA, F. F. (2019) |
Resumen : | Este artigo focaliza uma experiência de inclusão de aluno surdo em escola regular, no interior do Ceará, localizado em Guaiuba. Aluno, professores e a mãe envolvidos foram entrevistados e seus relatos analisados. Os dados indicam fragilidades que ocorrem no espaço escolar, como desconhecimento sobre a surdez e sobre suas implicações educacionais, dificuldades na interação professor e a incerteza em relação ao papel dos diferentes atores neste cenário. Os depoimentos apontam ainda dificuldades com adaptações curriculares e estratégias de aula, exclusão do aluno surdo de atividades. Todavia, tais aspectos são negligenciados, já que há um pressuposto tácito de que a inclusão escolar é um bem em si. Pretende-se contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas envolvendo o aluno surdo, buscando abranger seus efeitos, limites e possibilidades e buscando uma atitude educacional responsável. |
Descripción : | OLIVEIRA, Francisco Ferreira de. O olhar educacional inclusivo na escola de ensino fundamental do município de Guaiuba. 26 f. Artigo (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2019 |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3194 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Bacharelado em Humanidades |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCO FERREIRA DE OLIVEIRA TCC Artigo.pdf | 2019_art_ffoliveira.pdf. | 587,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.