Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3377
Título : Proposta metodológica para a inserção da educação ambiental nas disciplinas da grade curricular da escola José Ires Rabelo em Morada Nova/CE
Autor : Rabelo, Silvana Hirley
Palabras clave : Educação ambiental
Meio ambiente
Transversalidade
Fecha de publicación : 7-jul-2018
Citación : RABELO, S. H. (2018)
Resumen : A Educação ambiental é uma das ferramentas mais eficazes para amenizar o processo de degradação do meio ambiente presenciada no mundo todo. No entanto, para que a mesma alcance o resultado almejado é necessário que seja feita de forma efetiva, com a participação do grupo escolar e comunidade circunvizinha como orientados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Assim, este estudo tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção na metodologia de ensino adotada pelos professores da escola José Ires Rabelo em Morada Nova, no Ceará, através da apresentação de proposta de modificação dos planos de ensino, com o intuito de tornar a educação ambiental como parte integrante das disciplinas. No aspecto metodológico, a pesquisa teve especificamente o método exploratório descritivo, em que houve uma investigação mais aprofundada sobre o assunto, com pesquisa bibliográfica e análise documental. Conclui-se que a educação ambiental estudada sob a perspectiva da transversalidade promove a interação entre o meio ambiente e o cotidiano escolar, formando indivíduos aptos a entenderem sua função como cidadãos em relação ao meio ambiente. É importante o engajamento do grupo gestor escolar, dando suporte aos professores, no que se refere a aplicação da transversalidade da temática ambiental.
Descripción : RABELO, Silvana Hirley. Proposta metodológica para a inserção da educação ambiental nas disciplinas da grade curricular da escola José Ires Rabelo em Morada Nova/CE. 2018. 49 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3377
Aparece en las colecciones: Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVANA HIRLEY RABELO TCC.pdf2018_mono_shrabelo.pdf3,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.