Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/355
Title: | Clima organizacional |
Other Titles: | percepção dos servidores técnico-administrativos da UNILAB |
Authors: | Coutinho, Rebeca Natália Salcedo |
Keywords: | Recursos humanos na educação Administração de recursos humanos Avaliação educacional |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | COUTINHO, R. N. S. (2014) |
Abstract: | O presente estudo tem por objetivo avaliar o clima organizacional da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira na percepção dos seus servidores técnico-administrativos. A amostra foi elaborada seguindo critérios de estratificação, sendo composta por 27 servidores. Para realização da pesquisa foram aplicados questionários com base no modelo proposto por Rizzatti (2002). A adaptação do modelo foi composta por trinta e dois itens, em forma de afirmações, analisando os seguintes fatores: imagem institucional, políticas organizacionais, sistema de assistência e benefícios, estrutura organizacional, organização e condições de trabalho, relacionamento interpessoal, comportamento das chefias, processo decisório e autonomia universitária, planejamento e avaliação institucional e satisfação pessoal. Os resultados obtidos indicam que os servidores consideram o clima organizacional da instituição razoável, avaliando positivamente as variáveis: relacionamento interpessoal, comportamento das chefias e satisfação pessoal. Contudo, aspectos referentes às variáveis: sistema de assistência e benefícios, processo decisório e autonomia universitária e avaliação institucional foram evidenciadas de forma insatisfatória, impactando negativamente no clima organizacional da instituição. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/355 |
Appears in Collections: | Monografia - Especialização em Gestão Pública |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Nathalia Dornelos Assad Loureiro.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.