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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/363
Title: | A política de iniciação científica na UNILAB |
Other Titles: | aspectos gerenciais do processo de implementação (2011-2014) |
Authors: | Brito, Waltherlan Gadelha de |
Keywords: | Administração pública Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ciência - Estudo e ensino |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | BRITO, W. G. de (2014) |
Abstract: | Este trabalho objetivou analisar o processo de implementação da Política de Iniciação Científica na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, referente ao período de 2011 a 2014, visando evidenciar aspectos da dimensão gerencial desse processo e aferir os resultados preliminares alcançados pela instituição com a implementação dessa política. Para tanto, optou-se por uma visão ampla da Iniciação Científica enquanto policy, baseada no modelo sistêmico de análise de políticas públicas, no conceito de ciclo de políticas (policy cycle) e no modelo Interativo/Iterativo de análise da implementação. A pesquisa teve como foco as seguintes variáveis do processo: estruturação, normatização, execução, recursos empregados, resultados gerenciais alcançados e gestão da informação. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental de dados secundários e a observação direta. A coleta de dados foi realizada no período de março a julho de 2014, utilizando-se diversos documentos oficiais, cadastros, relatórios gerenciais e demais informações disponíveis na instituição e em seu site na internet. Para a análise dos dados, empregou-se a discussão com a literatura e o tratamento estatístico descritivo. O estudo trilhou o conteúdo político da Iniciação Científica, tratando de sua origem modesta e de seu desenvolvimento como política pública de indução à formação de recursos humanos para a pesquisa. Foram identificados resultados preliminares positivos da implementação da política na instituição, como o apoio à institucionalização e o alavancamento da pesquisa na universidade, a ampliação no número de discentes e de docentes participantes dos programas de Iniciação Científica, de projetos de pesquisa desenvolvidos, de trabalhos apresentados em eventos de IC, além do fomento à criação de novos grupos de pesquisa. O estudo também apontou déficits de implementação como a ausência de normatização para a criação de novos grupos de pesquisa, equipe implementadora reduzida, necessidade de maior participação de alunos estrangeiros no PIBIC, ausência de um sistema informatizado de gerenciamento dos programas de bolsas e de indicadores institucionais para o monitoramento da política, dentre outros desafios a serem enfrentados pela instituição nessa etapa do processo e nas etapas seguintes de monitoramento e de avaliação da política. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/363 |
Appears in Collections: | Monografia - Especialização em Gestão Pública |
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