Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3714| Título : | O lúdico como recurso didático no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental |
| Autor : | Silva, Erivalda Roque da |
| Palabras clave : | Lúdico - Ciências Ciências – Ensino Recurso didático Ensino e aprendizagem |
| Fecha de publicación : | 31-jul-2017 |
| Citación : | SILVA, E.R. (2018) |
| Resumen : | A presente pesquisa buscou compreender o uso do lúdico como recurso didático no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental, tomando como lócus de investigação a Escola de Ensino Fundamental Cel. Vicente Ferreira do Vale, localizada em Redenção-CE. A investigação ressalta um breve histórico sobre a educação básica, o ensino fundamental, o ensino de ciências e a importância do lúdico para esse ensino. O ensino de Ciências no Brasil, de maneira geral, apresenta-se de modo tradicional. Por isso, a importância de propostas para renovação do ensino de ciências com materiais lúdicos, que busquem desenvolver, no aluno, uma atitude de pesquisa e de investigação. Diante disso, o presente estudo objetivou compreender como o uso do lúdico pode contribuir para o ensino e aprendizagem no ensino de ciências. De abordagem qualitativa, a pesquisa intervenção foi desenvolvida em uma turma de 7ª ano. Os dados foram coletados nos meses de março a maio de 2017, através da observação, do desenvolvimento de aulas com aplicação de jogos didáticos, da aplicação de questionários com os estudantes e de entrevista com a professora, o que oportunizou detectar as características dos procedimentos adotados no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, pode-se verificar que os jogos didáticos aplicados em sala de aula foram de suma importância, pois foi possível trabalhar com os alunos de uma forma dinâmica e objetiva, permitindo uma troca de conhecimento e experiências entre os estudantes, fazendo com que eles quebrassem a rotina tradicionalista das aulas, possibilitando a aprendizagem na aula de uma forma lúdica e divertida. |
| Descripción : | SILVA, Erivalda Roque da. O lúdico como recurso didático no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2017. 68 f. Monografia (Graduação) - Curso de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape-Ceara, 2017 |
| URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3714 |
| Aparece en las colecciones: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ERIVALDA ROQUE DA SILVA_TCC.pdf | 2018_erdasilva.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.