Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3714
Título: O lúdico como recurso didático no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Erivalda Roque da
Palavras-chave: Lúdico - Ciências
Ciências – Ensino
Recurso didático
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 31-Jul-2017
Citação: SILVA, E.R. (2018)
Resumo: A presente pesquisa buscou compreender o uso do lúdico como recurso didático no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental, tomando como lócus de investigação a Escola de Ensino Fundamental Cel. Vicente Ferreira do Vale, localizada em Redenção-CE. A investigação ressalta um breve histórico sobre a educação básica, o ensino fundamental, o ensino de ciências e a importância do lúdico para esse ensino. O ensino de Ciências no Brasil, de maneira geral, apresenta-se de modo tradicional. Por isso, a importância de propostas para renovação do ensino de ciências com materiais lúdicos, que busquem desenvolver, no aluno, uma atitude de pesquisa e de investigação. Diante disso, o presente estudo objetivou compreender como o uso do lúdico pode contribuir para o ensino e aprendizagem no ensino de ciências. De abordagem qualitativa, a pesquisa intervenção foi desenvolvida em uma turma de 7ª ano. Os dados foram coletados nos meses de março a maio de 2017, através da observação, do desenvolvimento de aulas com aplicação de jogos didáticos, da aplicação de questionários com os estudantes e de entrevista com a professora, o que oportunizou detectar as características dos procedimentos adotados no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, pode-se verificar que os jogos didáticos aplicados em sala de aula foram de suma importância, pois foi possível trabalhar com os alunos de uma forma dinâmica e objetiva, permitindo uma troca de conhecimento e experiências entre os estudantes, fazendo com que eles quebrassem a rotina tradicionalista das aulas, possibilitando a aprendizagem na aula de uma forma lúdica e divertida.
Descrição: SILVA, Erivalda Roque da. O lúdico como recurso didático no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2017. 68 f. Monografia (Graduação) - Curso de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape-Ceara, 2017
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3714
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERIVALDA ROQUE DA SILVA_TCC.pdf2018_erdasilva.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.